Grupo Planalto de comunicação

Pedro Ortaça é internado em Ijuí (RS) para tratamento de pneumonia

Foto: Divulgação

O cantor e compositor Pedro Ortaça, referência da música regional gaúcha, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI) para o tratamento de um quadro de pneumonia.

Reconhecido como “o último Tronco Missioneiro”, Ortaça foi hospitalizado na madrugada da última segunda-feira (12), após apresentar sintomas como febre, falta de ar e respiração ofegante. A informação foi confirmada pelo filho Gabriel Ortaça.

A filha do artista, Marianita Ortaça, também se manifestou por meio das redes sociais, informando que o estado de saúde do pai está evoluindo positivamente.

“Graças a Deus e à equipe maravilhosa do HCI, ele está se recuperando, já está com a infecção controlada e, se Deus quiser, logo estará de volta à sua rotina normal. Pedimos orações e o carinho de sempre, além das boas energias que todos têm enviado para ele e para nossa família”, declarou Marianita.

Segundo a família, a previsão é de que o artista receba alta da UTI nesta sexta-feira (16), quando deverá continuar o tratamento com antibióticos em um quarto hospitalar.

Natural de São Luiz Gonzaga, Pedro Ortaça está atualmente residindo em Ijuí, onde parte da família — incluindo a esposa e os filhos Gabriel e Alberto — se estabeleceu recentemente para facilitar o acompanhamento médico do cantor.

Legado cultural

Pedro Ortaça é um dos principais representantes do chamado movimento dos Troncos Missioneiros, grupo formado por artistas que marcaram a música tradicional gaúcha com letras que valorizam a cultura, a história e as questões sociais do Rio Grande do Sul.

Entre os nomes que integram essa vertente histórica da música nativista estão também Noel Guarany (1941–1998), Cenair Maicá (1947–1989) e Jayme Caetano Braun (1924–1999), ícones da identidade musical missioneira.

Facebook
Twitter
WhatsApp