Grupo Planalto de comunicação

Pesquisa Datafolha: presidente Dilma tem seu maior índice de reprovação

Pesquisa Datafolha divulgada pela Folha de S.Paulo mostra que 62% dos brasileiros acham que a gestão da presidente Dilma Rousseff neste segundo mandato é ruim ou péssima. A petista atingiu, desta forma, a maior taxa de reprovação de um presidente desde 1992. Na época, o presidente era Fernando Collor de Mello. Há 22 anos, quando ele estava às vésperas do impeachment, sua reprovação era de 68%.

A reprovação de Dilma subiu 18 pontos desde o mês de fevereiro. O levantamento foi feito com 2.842 eleitores depois das manifestações que aconteceram no último domingo (15).

Analisando as outras pesquisas do instituto, é a primeira vez que Dilma tem uma insatisfação da maioria dos brasileiros em relação ao seu mandato. Consequentemente, a taxa de aprovação chegou ao ponto mais baixo: as pessoas que acham que a gestão de Dilma é boa ou ótima somam 13%.

As taxas mais altas de rejeição do governo estão nas regiões centro-oeste (75%) e sudeste (66%), nas cidades com mais de 200 mil habitantes (66%), entre pessoas com renda mensal de 2 a 5 salários mínimos (66%) e entre os eleitores com escolaridade média (66%). A maior taxa de aprovação ficou com a região norte (21%). No nordeste, 16% das pessoas aprovaram o governo da presidente.

O instituto pediu para que as pessoas entrevistadas dessem uma nota de zero a 10 para a presidente. A nota média dela é de 3,7. Essa é a pior nota de Dilma desde que chegou à Presidência.

Fonte: R7.

Facebook
Twitter
WhatsApp