Grupo Planalto de comunicação

PF já tem cela especial pronta para eventual prisão de Bolsonaro em Brasília Espaço foi preparado há mais de três meses na Superintendência da PF no DF e segue modelo usado por Lula em Curitiba

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A Polícia Federal preparou uma cela especial temporária para o caso de prisão em regime fechado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que hoje cumpre recolhimento domiciliar. O espaço fica no térreo da Superintendência da PF no Distrito Federal, no Setor Policial de Brasília, e foi adaptado com banheiro reservado, cama, mesa de trabalho, cadeira e televisão. A estrutura é semelhante à utilizada em 2018 e 2019 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Curitiba.

De acordo com integrantes da PF, a sala foi montada há mais de três meses e pode receber qualquer autoridade que precise ser custodiada. O ambiente é individual e segue o modelo de prerrogativa que já foi concedida a outros ex-presidentes, como Fernando Collor de Mello, que ficou preso em Maceió em uma sala adaptada.

O assunto ganhou destaque após Bolsonaro ser indiciado nesta quarta-feira (20) em inquérito que o acusa de coação no curso de processo e de tentar abolir o Estado Democrático de Direito. A PF aponta que ele e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) teriam atuado para pressionar os Estados Unidos a sancionarem o Brasil e, dessa forma, interferirem no andamento da Justiça.

Caso o Supremo Tribunal Federal determine a prisão em regime fechado, as alternativas em estudo incluem uma unidade militar, um batalhão da Polícia Militar do DF ou a própria Superintendência da PF. Se esta última for escolhida, a cela especial já está pronta para uso.

Facebook
Twitter
WhatsApp