Nessa sexta-feira (14), foi realizada, na sede do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), a instrução de Capacitação de Operadores para Emprego de Dispositivos Elétricos Incapacitantes (DEI)- modelo Spark Z 2.0. O treinamento foi ministrado pelo Instrutor de Tiro da Brigada Militar, capitão Thobias Dal Ponte.
A instrução teve carga horária total de 12 horas-aula e 15 policiais militares foram capacitados como operadores de DEI – Spark Z 2.0. Segundo o coordenador da instrução, capitão Dal Ponte, o treinamento é fundamental para que os policiais sejam capazes de utilizar os equipamentos disponibilizados pela Instituição, além de reforçarem o treinamento e conceitos quanto às regras que delimitam o uso proporcional da força.
A Brigada Militar destinou 19 Sparks ao 3º BABM. A Spark é um dispositivo elétrico incapacitante que emite pulsos elétricos à distância, a partir de dois dardos disparados conectados. O dispositivo atua sobre o sistema neuromuscular, permitindo a incapacitação temporária de um indivíduo.
A instrução também contou com noções básicas de pronto-socorrismo, ministrada pela soldado Daiane Toldo, enfermeira do 3º Regimento de Polícia Montada (RPMon).
A instrução tem como objetivo capacitar a tropa para a melhor utilização do equipamento não letal. Cabe ressaltar que esta ferramenta aumenta o leque de opções de uso da força ao ser empregada nos mais diversos tipos de ocorrências, atendidas pelos policiais militares do Comando Ambiental da Brigada Militar.
[foto=110442]
[foto=110444]
[foto=110444]
Fotos: Comunicação Social 3º BABM