PONTA GROSSA (PR) – A cidade de Ponta Grossa, no Paraná, será o ponto de parada da 3ª edição do projeto Do Rio Grande ao Pantanal, promovido pelo Grupo Planalto de Comunicação. A jornada tem início no dia 4 de setembro, destacando, mais uma vez, o compromisso do projeto com a valorização das raízes culturais e o fortalecimento dos laços entre as regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil.
Localizada a 525,6 km de Passo Fundo (RS), cidade de origem do Grupo Planalto, Ponta Grossa tem suas origens ligadas à histórica rota dos tropeiros, que utilizavam a região como ponto estratégico de descanso no alto da colina. Oficialmente elevada à categoria de município em 1862, a cidade consolidou sua importância regional com a chegada da ferrovia em 1894 e o fluxo de imigrantes, em especial russos-alemães, que contribuíram para o crescimento econômico e sociocultural do município.
Com população estimada em 372.562 habitantes (IBGE/2024), Ponta Grossa é atualmente a quarta cidade mais populosa do Paraná e se destaca como polo logístico, comercial e cultural no interior do estado. A forte presença da cultura gaúcha também é um diferencial local, com destaque para o CTG Vinte de Setembro – o mais antigo do Paraná – que simboliza a preservação das tradições sulistas.
Símbolo de integração cultural e desenvolvimento regional, Ponta Grossa representa um cenário emblemático para o início desta nova etapa do projeto Do Rio Grande ao Pantanal, que segue fortalecendo os vínculos históricos e culturais entre as comunidades por onde passa.