O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, anunciou nesta terça-feira (31) o novo coordenador do programa Cidade Limpa, Luiz Scheis. Ele terá a responsabilidade de articular as ações entre as diferentes secretarias envolvidas com o programa, que tem como foco a limpeza da cidade, o recolhimento de resíduos sólidos e domésticos e a conscientização da população.
Para o prefeito Pedro Almeida, a limpeza da cidade é um compromisso que deve ser cumprido a partir de iniciativas públicas e a conscientização da sociedade. Segundo o novo coordenador, Luiz Scheis, o intuito é melhorar e ampliar a limpeza na cidade, envolvendo, além do poder público, empresas, entidades e a população.
Dentro do programa Cidade Limpa, a Prefeitura finalizou a licitação de limpeza urbana da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais, contratando a nova empresa responsável pela prestação do serviço.
Dentre os serviços contratados estão a varrição, corte de grama manual e mecânico, roçada e capina. “Estima-se que aproximadamente 1 milhão e 200 mil metros quadrados de áreas públicas poderão receber algum dos serviços de limpeza contratados”, fala o secretário de Serviços Gerais, Alexandre Mello.
Mello aponta que o que muda nesta modalidade de limpeza urbana é que o município terá um cronograma semanal de atividades. “Os serviços de varrição e corte de grama serão realizados de segunda-feira a sábado, conforme o cronograma de atividades entregues pela Prefeitura, além do acréscimo de dias de trabalho, aos sábados. Teremos ainda uma novidade que é a limpeza da cidade iniciando nas primeiras horas do dia, ou seja, às 5h. As equipes já estarão trabalhando, a fim de entregar à população uma cidade mais limpa e organizada”, frisa o secretário.
Outra novidade é que a empresa será remunerada pela produtividade, ou seja, conforme a eficiência e agilidade na execução dos serviços de varrição, capina, roçada, corte de grama e limpeza propostos pela prefeitura.