Grupo Planalto de comunicação

Prefeitura abrirá as inscrições para as primeiras oficinas da Escola Pública de Arte e Criatividade nesta quinta-feira

A Escola Pública de Arte e Criatividade Roberto Pirovano Zanatta foi apresentada nesta semana, e as inscrições para as mais de 15 primeiras oficinas serão abertas já nesta quinta-feira (10), a partir das 08h30. Poderão se inscrever todas as pessoas interessadas em desenvolver seus talentos.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de agosto, no site https://www.pmpf.rs.gov.br/eps/epartecriatividade/, para os cursos de: Acordeon I; Acordeon II; Musicalização Infantil I; Musicalização Infantil II; Flauta Doce; Percussão Corporal; Teatro Infantil; Teatro Juvenil; Pintura em Aquarela l; Pintura em Aquarela II; Desenho; Formação de Contadores de Histórias; Escrita Criativa; Declamação de Poesia; Ferramentas Digitais Criativas; Criatividade para Crianças; Pés de Valsa – Dança de Salão. Basta clicar no link do curso desejado e preencher um formulário.
A Escola Pública de Arte e Criatividade foi inaugurada pelo prefeito Pedro Almeida na última segunda-feira (07), durante as comemorações de 166 anos de Passo Fundo, no quiosque Roberto Pirovano Zanatta, que já existia na Praça Antonino Xavier. É mais uma escola pública de Passo Fundo, difundindo o conceito de Cidade Educadora. “Este espaço significa mais um compromisso de que a Educação aconteça em todo o território da nossa cidade. Além das escolas públicas de Música, de Gerações e das Profissões, passamos a ter a Escola de Arte e Criatividade, um local muito especial, que lembra a história do pequeno escritor passo-fundense Roberto Pirovano Zanatta e vai criar condições sobretudo, para que crianças tenham acesso ao ensino da arte”, destacou o prefeito.
A Escola de Arte e Criatividade procura estimular a produção e busca por conhecimento artístico, promover parcerias e integrar a comunidade local. As aulas serão ministradas por artistas interessados em fazer parte da iniciativa. O espaço é coordenado pela professora mestra Vanessa Hickmann, que já realiza um trabalho de sensibilização às diferentes artes, como a literatura e a contação de histórias, por meio da Biblioteca Municipal Arno Viuniski.
Conforme o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, este deverá ser um lugar para que pessoas de todas as gerações desenvolvam seus talentos artísticos da cidade e também vai possibilitar o envolvimento dos artistas com a comunidade. “Com a perspectiva de Cidade Educadora, a ideia é que a escola possa atender pessoas de diferentes gerações e do território como um todo. Nós vamos ter um cronograma de oficinas, de cursos, alguns permanentes, outros bem pontuais, onde artistas da cidade que não são professores ou pessoas que trabalham com a parte de arte e criatividade possam usar a estrutura para administrar suas oficinas”, considerou.
A lista das pessoas selecionadas será divulgada no dia 21 de agosto. A seleção será por ordem de inscrição. Além disso, será permitida a participação em uma oficina por edição.
Um espaço que mantém e constrói memórias
O quiosque Roberto Pirovano Zanatta, na praça Antonino Xavier, foi criado pela Prefeitura em 2011 com o objetivo de fomentar o gosto pela literatura e oportunizar o conhecimento sobre autores para jovens e crianças. O espaço homenageia o pequeno escritor passo-fundense Roberto, que faleceu aos 10 anos, em 2008, por causa de uma leucemia. Um menino que, desde cedo, manifestava o gosto pela escrita e pelo desenho, ele foi autor de três livros infantis – “O explorador e suas aventuras”, “O caça-monstros” e “Mr. Xadrez” – e estava com outras obras em andamento. Era desta forma que ele expressava e compreendia os seus pensamentos e sentimentos.
Seus pais, Raquel e Cláudio, decidiram tornar essas memórias uma forma de fazer a diferença na vida de outras crianças, apoiando oficinas e o espaço na Praça Antonino Xavier. “A saudade é eterna, mas nos unimos para continuar. Como pudemos dar ao Roberto uma escola boa, uma estrutura boa, buscamos proporcionar a outras crianças essa oportunidade. Cada criança que participou das oficinas de xadrez, música, literatura, inglês nos trouxe de volta o Roberto”, disse Raquel.
O espaço foi revitalizado e reinaugurado com uma nova perspectiva, mas preservando o que Roberto ensinou. O prefeito agradeceu a Raquel e Cláudio pela sensibilidade. “Com esse gesto, vocês estão ajudando muitas outras crianças a terem uma oportunidade e deixando um exemplo para todas as pessoas”, enfatizou.
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais