A Prefeitura de Passo Fundo, através da Defesa Civil Municipal, alerta para nova possibilidade tempestade entre essa sexta-feira (6) e domingo (8). Em reunião, na tarde desta sexta-feira (6), representantes da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Corsan, Força Voluntária da Defesa Civil e das secretarias municipais de Obras, Transportes e Serviços Gerais, Interior, Cidadania e Assistência Social, Habitação, Segurança Pública, Transparência e Relações Institucionais, foram definidas as ações e estratégias de contingência caso necessário para atender a população.
De acordo com alerta do boletim meteorológico, há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Conforme o prefeito Pedro Almeida, a Prefeitura está com as estruturas mobilizadas para atender a comunidade. “Mais uma vez nossas equipes estão mobilizadas para que atender prontamente a população se necessário. Nosso principal objetivo é garantir a segurança das pessoas”, declara o prefeito.
O coordenador da 2ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil da Região Norte do Estado, major Darci Bugs Júnior, faz um pedido de atenção às possibilidades de ocorrências. “Temos condições meteorológicas severas para este fim de semana onde poderemos ter um acumulado de até 350 mm de chuvas, com uma atenção especial para a divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, podendo ter uma incidência muito grande a partir da região norte do Estado. Estas chuvas poderão vir acompanhadas de raios, vendavais e de granizo”, esclarece Bugs.
Conforme o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa, as uma força tarefa foi montada e as equipes de apoio envolvidas em casos de desastres estão mobilizadas e de sobreaviso para prestar socorro à comunidade. “A Prefeitura está novamente com os seus servidores em alerta. O prefeito Pedro Almeida liderou nesta tarde de sexta feira, uma reunião com as secretárias que trabalham diretamente nas demandas originadas pelas fortes chuvas. Foi feito um levantamento das necessidades para esse enfrentamos, caso tenha um alto índice de volume de chuvas, ficando determinada diversas equipes de plantão. Também haverá o monitoramento permanente dos locais que geralmente sofrem com as enchentes centralizado na Secretaria de Segurança”, reforça o secretário.
Duas pontes já estão interditadas no interior do município. Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
O município possui dois locais para abrigar as pessoas atingidas. Caso haja a necessidade de acionar a Defesa Civil, ligar para 3311-1195 ou 153.