Nova tubulação, reivindicada pelos moradores, é construída entre as ruas Fagundes dos Reis e Timóteo Rodrigues. Paralelamente, acontece a canalização no Bairro Berthier
A Prefeitura iniciou, nesta terça-feira (18), uma obra bastante aguardada pelos moradores do Bairro Victor Issler: a construção de nova tubulação entre as ruas Fagundes dos Reis e Timóteo Rodrigues, compreendendo um trecho de cerca de 400 metros. A intervenção ampliará a capacidade de vazão da canalização e evitará o acúmulo de água da chuva no local.
A obra acontece de forma paralela à canalização no Bairro Berthier. Em reunião realizada com moradores dos dois bairros, o prefeito Pedo Almeida reiterou que as obras são prioritárias. “São duas obras que impactam diretamente na vida das comunidades e que são tratadas como prioridades. O Município escutou os moradores e realizou a primeira licitação em meados do ano passado. Infelizmente, aconteceu o imprevisto de a empresa não cumprir o contrato e o Município fez uma nova licitação, viabilizando a retomada das obras”, destacou.
O secretário de Obras, Rubens Astolfi, explica que o projeto de drenagem executado no Bairro Victor Issler contempla a instalação de tubos capazes de promover a vazão da água. “Nesta região do bairro Victor Issler, os alagamentos ocorreriam devido ao grande volume de água da chuva e à baixa capacidade de vazão instalada. A obra que a Prefeitura fará vai ampliar o tamanho da tubulação, aumentando, consequentemente, o potencial de drenagem”, avaliou.
Para os moradores, a obra garantirá a segurança de todos em dias de chuva. É o que enfatizou Jorge do Nascimento, que reside no bairro há 40 anos. “Lutamos muito por essa obra e estamos sendo atendidos agora pela gestão do prefeito Pedro Almeida. Quando chove, vira um caos. A água vem dos bairros Fátima e Dona Elisa e acumula aqui. Como a maioria das crianças estuda na Escola Anna Luísa Ferrão Teixeira, por exemplo, elas têm dificuldades para se deslocar. É uma das obras mais importantes para nós e que, depois de muito tempo sendo reivindicada, está sendo atendida”, enfatizou.
Canalização no Bairro Berthier
No Bairro Berthier, é construída uma nova galeria de drenagem na Rua Miguel Vargas. O projeto já está em 20% de execução e consiste na construção de 460 metros de canalização com a instalação de duas fileiras de tubos e na transposição da canalização interna dos lotes residenciais para a via pública.
De acordo com o secretário de Obras, Rubens Astolfi, a estrutura vai aumentar em até cinco vezes a capacidade de vazão da tubulação. “O estudo técnico para a realização da obra mostrou que o novo formato vai dar mais segurança para os moradores e evitar novos problemas de alagamentos, bastante frequentes naquela região. A ampliação da tubulação e a transposição dela para a rua vão aumentar o escoamento de água e impedir que se formem pontos de obstrução”, observou.