Grupo Planalto de comunicação

Prefeitura realiza manejo e replantio de plátanos na Praça Tamandaré Foram retirados troncos que estavam secos, galhos em avançado estado de apodrecimento e replantadas 16 mudas

Fotos: Michel Sanderi

A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais, está realizando um importante trabalho de manejo arbóreo na Praça Tamandaré, também conhecida como Praça dos Plátanos. Esta ação conta com o acompanhamento do Ministério Público, do Conselho Municipal de Arborização Urbana (Comau) e da concessionária RGE, que está contribuindo com o plantio de novos exemplares.

“Foram retirados os troncos que estavam secos, os galhos em avançado estado de apodrecimento e replantadas 16 mudas, pois constatamos que havia mais espaços vagos para replantar. Pretendemos, nas próximas ações, replantar ainda mais mudas para que, quando elas tiverem uma dimensão considerável, possamos realizar algumas supressões das árvores mais antigas que apresentam problemas”, explicou o secretário de Transportes e Serviços Gerais, Alexandre de Mello.

O trabalho de manejo inclui a remoção de troncos secos e galhos deteriorados, além do replantio de novas mudas, visando preservar a saúde e a beleza da praça. “A Prefeitura de Passo Fundo demonstra seu compromisso com a preservação ambiental e a manutenção das áreas verdes da cidade. A Praça Tamandaré, conhecida por seus plátanos centenários, continuará sendo um local de beleza e tranquilidade para a comunidade”, aponta o prefeito Pedro Almeida.

A ação é parte de um esforço contínuo para manter a área verde em condições adequadas e seguras para a população. O promotor Paulo Cirne destacou a importância desta iniciativa. “O trabalho que está sendo realizado na Praça Tamandaré é de preservação e de educação ambiental também. Permite à população observar o cuidado da administração e dos órgãos ambientais com os plátanos centenários, que dão um ar lindo para aquela região da cidade. Com o passar dos anos, há a necessidade de tratamento e cuidados, como a remoção de galhos e ervas-de-passarinho, bem como a substituição dos plátanos que não resistiram ao tempo. Com essa substituição e o plantio dessas novas mudas, manteremos a praça na sua formatação atual por muitos anos. É um trabalho que já remonta a mais de 20 anos, e essa ação atual é extremamente relevante para que ela se mantenha bela e preservada por muito tempo.”

O integrante do Comau, Reni Rui Três, também expressou seu apoio à iniciativa: “O Conselho de Arborização Urbana está sempre atento e acompanhando os serviços de poda e limpeza dos plátanos da Praça Tamandaré. Agora, também, o plantio das novas mudas tem sido realizado com todo o cuidado necessário”, apontou Três.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais