Durante evento realizado pelo Município em parceria com a Sétima Região Tradicionalista, na noite desta terça-feira, o prefeito Pedro Almeida anunciou ações de apoio e fortalecimento às entidades tradicionalistas que vão representar Passo Fundo em atividades culturais em outros municípios do Rio Grande do Sul.
“A intenção da Prefeitura é apoiar os participantes que levam o nome de Passo Fundo além fronteiras e também divulgar os eventos da cidade para atrair pessoas e movimentar nossa agenda da cultura gaúcha, fortalecendo também nossas entidades”, destacou Pedro.
O encontro foi realizado na sede da Sétima Região e contou com a participação de representantes do movimento tradicionalista. A parceria estabelece que a 7ª Região Tradicionalista e a Prefeitura irão estimular a participação das entidades e seus associados em atividades culturais que promovam e sustentem a cultura gaúcha, representando Passo Fundo em concursos, seminários, e outras atividades nas áreas cultural, campeira e esportiva no Rio Grande do Sul.
Para o coordenador da 7ª RT, Alessandro Gradaschi, a participação da Prefeitura com incentivo às entidades que representam Passo Fundo é muito significativa. “Apresentamos um projeto ao prefeito Pedro, uma pessoa sensível e ligada à cultura, em especial ao tradicionalismo, que entendeu a importância de auxiliar nossas entidades em participações de eventos culturais. O apoio da Prefeitura trará tranquilidade para as entidades e maior representatividade de Passo Fundo fora daqui. Todos ganham com as ações que foram definidas pelo prefeito e a 7ª região”, afirmou Alessandro.
Passo Fundo vai ser representada em concursos e eventos estaduais como a Festa Campeira Estadual, que vai acontecer de 15 a 19 de março, em Santa Cruz do Sul. São mais de 30 concorrentes no maior concurso campeiro do Rio Grande do Sul nas modalidades laço e outras provas. Durante o ano, ocorrerá a participação em outros eventos como a escolha da 1ª Prenda do Rio Grande do Sul na Ciranda de Prendas, o Entrevero de Peões, a distribuição da Chama Crioula com a duração de 15 dias e a movimentação de 14 entidades de Passo Fundo no maior Festival Artístico Amador da América Latinas realizados todos os anos em Marau e Santa Cruz do Sul, que é o ENART, Encontro de Arte e Tradição Gaúcha, fases regional e estadual, reunindo mais de mil concorrentes de Passo Fundo.
O apoio proposto pela administração municipal será por meio financeiro, principalmente para deslocamentos, estrutura e credenciamento para cerca de 10 eventos representativos até dezembro de 2023. Em contrapartida, as entidades ficam com o compromisso de realizar atividades em espaços públicos, junto às entidades assistenciais, culturais, sociais e programas/projetos indicados pela Prefeitura de Passo Fundo.
Fonte: PMPF