Na tarde desta quinta-feira (27), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu quatro homens envolvidos no transporte de mais de 1,5 tonelada de maconha, além de recuperar um veículo roubado, em uma operação realizada na BR-386, em Montenegro.
A ação policial teve início quando os agentes deram ordem de parada a três veículos: um Siena, um KA e uma Ducato. No entanto, os motoristas do KA e do Siena desobedeceram a ordem e fugiram em alta velocidade em direção ao interior. Após intensa perseguição, os dois veículos foram abordados a três quilômetros do local inicial.
Durante a abordagem, o motorista do KA, de 28 anos, revelou que estava transportando drogas. Os policiais encontraram 303,42 kg de maconha no interior do carro. Já na Ducato, foi apreendida a maior parte da carga, com 1.204,24 kg de maconha. Ao todo, a quantidade de droga transportada pelos criminosos somou 1.507 kg. A PRF também constatou que a Ducato havia sido furtada em Canoas no dia 15 de março e estava com placas clonadas.
Os envolvidos na operação possuem um histórico criminal significativo. O motorista do KA, natural de Porto Alegre, tem passagens por homicídio, porte ilegal de arma de fogo e dano. O condutor da Ducato, também de Porto Alegre, possuía registros por homicídio e posse de drogas. Já o motorista do Siena, de 27 anos e natural de Gravataí, tem antecedentes por tráfico de drogas, ameaça e dano. O passageiro do Siena, de 41 anos e natural de São Leopoldo, já havia sido detido por porte ilegal de arma e desacato.
Todos os suspeitos foram detidos e encaminhados à Polícia Judiciária, onde responderão pelos crimes de tráfico de drogas, adulteração de sinal identificador de veículo, associação criminosa e direção perigosa.