O Hospital de Clínicas de Passo Fundo sediou na última semana um procedimento bariátrico de alta complexidade utilizando a técnica Sleeve associado à gastroenteroanastomose. Este foi o primeiro procedimento bariátrico realizado no Rio Grande do Sul, fora da área metropolitana de Porto Alegre.
A tecnologia robótica da Vinci X viabilizou a execução da cirurgia, considerada de alta complexidade. “Devido a alterações anatômicas, considerou-se adequada a confecção de gastroentroanastomose por sutura robótica, resultando em uma técnica muito mais potente e com resultados potencialmente melhores.” esclareceu o cirurgião responsável pelo procedimento Dr. Carlos Augusto S. Madalosso.
A diminuição do trauma cirúrgico sem comprometer a precisão de movimentos para o cirurgião são as principais vantagens da aplicação da cirurgia robótica nesta modalidade cirúrgica, conforme complementa o cirurgião. “Pacientes com obesidade clinicamente severa especialmente em pacientes graves já que estes apresentam condições limitantes à cirurgia como obesidade muito pronunciada ou abdômen muito globoso e que demandam, muitas vezes, da realização de procedimentos em duas etapas. Já, com a cirurgia robótica, geralmente concretiza-se tudo em um só tempo cirúrgico implicando em uma significativa redução de riscos e custos.”
O proctor de cirurgia robótica para a América Latina pela Intuitive, Dr. Carlos Domene, um dos maiores ícones mundiais da técnica robótica, supervisionou a execução desta cirurgia a convite do cirurgião responsável pelo procedimento.