A Prefeitura de Passo Fundo recebeu premiação pelo espaço durante o 3º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes. Situado no Parque da Gare, o Prisma contribui com o desenvolvimento de competências necessárias para a vivência de crianças, jovens e adultos no mundo repleto de tecnologias inovadoras e suas possibilidades para a leitura e para a autoria
Passo Fundo conquistou mais um prêmio ligado à Inovação na Educação, durante o 3º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes, que aconteceu em Bento Gonçalves entre os dias 13 e 14 de abril. O Prisma Espaço Geek, espaço público criado pela Prefeitura, se destacou como Projeto Inovador 2023.
Situado no Parque da Gare, o Prisma é um espaço de leitura e autoria, do impresso ao digital, abrangendo literatura, educação, cultura, artes, tecnologia e games. Vinculado à Secretaria de Educação, incentiva a aprendizagem criativa, a criação e a difusão de conhecimento, envolvendo as múltiplas modalidades presentes na Cultura Digital.
“Passo Fundo tem realizado um conjunto muito potente de iniciativas de inovação na Educação e o Prisma representa aquilo que é mais disruptivo, que antecipa ainda mais o futuro”, afirmou o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, que representou o prefeito Pedro Almeida na premiação.
As ações promovem o diálogo entre as distintas áreas do conhecimento, na perspectiva da interdisciplinaridade, ludicidade e do entretenimento. O epaço desenvolve atividades a partir de narrativas que perpassam jogos de tabuleiro, RPGs, cartas, eletrônicos, computadores, tablets, TVs, impressora 3D, kits de robótica, lousa digital, literatura infantil, juvenil e adulta, periódicos digitais e impressos, histórias em quadrinhos e mangás, elementos da Cultura Geek, em consonância com as características do mundo contemporâneo.
“Este prêmio engrandece a Prefeitura de Passo Fundo, a Secretaria de Educação e toda a equipe do Prisma, liderada pela professora Maria Augusta D’Arienzo. O Prisma envolve o ensino da narrativa a partir dos games e de sua circulação com todas as demais linguagens. Isto é inovador”, afirmou a curadora do espaço, professora dra Tania Rösing.
Todas as atividades são realizadas de forma gratuita à comunidade, mediante agendamento. Para participar das aventuras, como são denominadas as iniciativas, é preciso preencher a ficha de Aventureir@, disponível no site do Prisma, e agendar um horário por WhatsApp ou telefone (54) 3581-3636.
Prefeito inovador
No primeiro dia do Congresso, o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, recebeu um prêmio de Inovação como reconhecimento a iniciativas de modernização adotadas pela Prefeitura. Entre elas, estão os Laboratórios Maker de Aprendizagem que estão sendo implementados na rede municipal de Educação.
Ao receber a prêmio, o prefeito Pedro destacou que a inovação esteve em foco desde o início da gestão. Ele ressaltou que, na Educação, os projetos dão oportunidades para os alunos se apropriarem das novas tecnologias e desenvolverem competências fundamentais no mundo atual. “A inovação está dentro do nosso planejamento estratégico e tem sido trabalhada em todas as áreas do governo. Os projetos da Educação vêm se destacando neste sentido e servindo de referência para muitos municípios do estado e do país”, afirmou. Ele acrescentou, ainda, que, em outras áreas, a gestão busca criar um ambiente favorável à inovação e, com isso, gerar novos negócios, modernizar a administração e oferecer serviços mais eficientes para a população.
Sobre o Congresso
Direcionado, sobretudo, para pequenos e médios municípios, o Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes foi realizado entre os dias 13 e 14 de abril, propiciando a troca de conhecimentos sobre como planejar e implantar ações que gerem economia, aumento de arrecadação e maior eficiência no serviço público a fim de melhorar a comunicação com a comunidade e promover um ambiente de conectividade, empreendedorismo e crescimento econômico.
O evento reúne prefeitos, gestores públicos de diversas áreas e vereadores interessados em conhecer e dialogar sobre inovações que podem transformar as cidades neste momento desafiador e importante para a adoção de novas tecnologias no fomento ao desenvolvimento socioeconômico. É uma oportunidade pensar no surgimento de cidades cada vez mais inteligentes, que utilizam a tecnologia de forma estratégica, visando desenvolvimento e melhoria na vida das pessoas.
Fonte: Assessoria PMPF
[foto=106794]
Foto: Michel Sanderi