Grupo Planalto de comunicação

Procedimento inovador auxilia na remoção de tumores do sistema digestório Técnica de dissecção endoscópica da submucosa foi realizada pela primeira vez no HSVP

Créditos: Liliane Ferenci - Comunicação HSVP

O Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, se destaca mais uma vez pela realização de procedimentos inovadores. O mais recente foi a técnica de dissecção endoscópica da submucosa (Endoscopic Submucosal Dissection – ESD), executada pelo médico coloproctologista e integrante do Corpo Clínico do HSVP, Dr. Fabiano Schirmbeck, em parceria com o endoscopista da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Dr. Felipe Giacobo Nunes.

O procedimento minimamente invasivo consiste na remoção de tumores do esôfago, estômago e intestino por meio de endoscopia ou colonoscopia. “Nessa técnica, que foi desenvolvida no Japão, utilizamos um pequeno bisturi para realizar a retirada completa da lesão. O procedimento tornou-se padrão para a remoção de certos tipos de tumores, conhecidos como neoplasias precoces, sejam benignas ou malignas”, explica.

O diferencial da dissecção endoscópica de submucosa, conforme detalha o Dr. Fabiano, é a capacidade de ressecar lesões maiores de uma forma menos invasiva. “Esta nova técnica tem como diferencial, em relação à mucosectomia convencional ou polipectomia, a capacidade de ressecar lesões de maior tamanho em um único fragmento e com menor chance de recidiva”, complementa o médico.

A técnica, realizada no cólon, ocorreu de forma inédita no HSVP, sendo executada em três pacientes. “Esta nova técnica é um grande avanço na remoção de tumores do sistema digestório. Nossa equipe ficou muito satisfeita com os resultados obtidos nos procedimentos realizados”, concluiu o Dr. Fabiano.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais