Grupo Planalto de comunicação

Produção científica do Hospital da Cidade em destaque no Congresso da Sociedade de Cardiologia do RS

Reconhecido pelas iniciativas inovadoras em tecnologia e assistência em saúde, o Hospital da Cidade de Passo Fundo é certificado como Hospital de Ensino, por suas ações de incentivo à pesquisa e apoio ao ensino, através do suporte à realização de estágios para alunos de graduação e pós-graduação de várias áreas da saúde.

O Programa de Residência Multiprofissional, desenvolvido em parceria com a Universidade de Passo Fundo e Prefeitura de Passo Fundo é exemplo desta prática. O desenvolvimento de atividades de pesquisa é um dos diferenciais do programa, que em 2014 apresentou diversos resultados em congressos da área da saúde. A coordenadora do programa, Marisa Carretta ressalta as iniciativas de incentivo à produção científica “Possibilitando, no transcorrer da atividade prática da residência, espaços de discussão e através da tutoria do programa, a elaboração de projetos de pesquisa a serem executados dentro da instituição. Ainda, promovendo interface com as atividades teóricas que ocorrem no turno vespertino”

Durante a última semana, as acadêmicas que integram o programa, participaram do principal evento científico, que reúne discussões sobre a área de cardiologia no Estado. O Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul reuniu especialistas das áreas médica, de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física e Psicologia. A farmacêutica residente do Programa de Residência Multiprofissional HC/UPF/SMS, Kamila Trentin avaliou a participação no evento como uma oportunidade para a troca de experiências “Momento oportuno para atualização de novos assuntos na área da cardiologia, novos trabalhos publicados no meio cientifico,além da troca de experiências com outros profissionais. Quanto a apresentação do meu trabalho no congresso médico, foi uma oportunidade para divulgar a residência do Hospital da Cidade em farmácia, a banca fez colocações importantes sobre a relevância do assunto, experiência única e motivadora para realizar novos trabalhos.” explicou

O HC também teve trabalhos apresentados na área de fisioterapia “Nosso objetivo, com este estudo, foi traçar o perfil epidemiológico para servir de base para um atendimento mais qualificado e efetivo pela equipe multidisciplinar, possibilitando assim maior conhecimento sobre os pacientes tratados no serviço e investirmos mais em prevenção e promoção á saúde” ressalta a fisioterapeuta residente do Programa de Residência Multiprofissional HC/UPF/SMS Isadora Rebolho Sisto. Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos conjuntamente pela equipe de profissionais que integra o programa.

O simpósio, através de abordagem multidisciplinar, discutiu temas relacionados a prevenção e ao tratamento de doenças cardiovasculares “este é o segundo ano consecutivo que participo do Congresso e do Simpósio de Especialidades em Cardiologia com ênfase na Fisioterapia. Como residente fiquei satisfeita com os temas que foram abordados desde a prevenção ao tratamento incluindo tratamentos médicos e tratamentos não-farmacológicos incluindo a participação multiprofissional no processo integral de cuidado à saúde.” explica Isadora. Ao todo, foram apresentados três trabalhos científicos, desenvolvidos no Hospital da Cidade. O congresso teve, ainda, a apresentação do trabalho da enfermeira residente Patrícia Milani.

O desenvolvimento de produções científicas estimula o acadêmico à compreensão da prática hospitalar “A importância se dá na medida em que o residente pesquisa e implementa atividades que caracterizam uma necessidade levantada no decorrer da prática hospitalar. Estes projetos concretizam as mudanças necessárias à melhoria da qualidade e segurança do atendimento à clientela que procura o hospital. Isso desenvolve no acadêmico o poder de intervenção na realidade encontrada.” Enfatiza a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional HC/UPF/SMS, Marisa Carretta.

Facebook
Twitter
WhatsApp