Foi apresentado nesta quarta-feira (25) em Passo Fundo, o Programa Operação Terra Nova, durante um encontro realizado na sede da Embrapa Trigo. O evento reuniu prefeitos da região e diversas autoridades ligadas ao setor agrícola, entre elas o secretário de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Vilson Covatti, e o presidente da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz.
Durante a atividade, foram abordadas políticas públicas voltadas à recuperação produtiva da agricultura familiar, com destaque para o programa Operação Terra Forte.
Considerado o maior programa de recuperação de solos da história do Rio Grande do Sul, prevê investimento de R$ 903 milhões. A proposta deve beneficiar 15 mil famílias diretamente e alcançar até 100 mil unidades produtivas, promovendo a recuperação socioprodutiva, ambiental e de resiliência climática da agricultura familiar.
O Programa Operação Terra Forte está em fase de apresentação para prefeituras e órgãos ligados à agricultura, com o objetivo de esclarecer como será seu funcionamento e aplicação prática nos municípios. Em um segundo momento, o governo do Estado irá divulgar os critérios e a forma de seleção dos beneficiados, que ocorrerá por regiões, conforme a realidade e as necessidades locais da agricultura familiar.