Grupo Planalto de comunicação

Projeto que prevê fim de “saidinhas” de presos pode ser votado após o Carnaval Projeto deverá ser incluído na pauta de votações, após aprovação para apreciação em regime de urgência

Foto: Freepik

O plenário do Senado aprovou, recentemente, a urgência da tramitação do projeto de lei (PL) que trata das restrições das saídas temporárias de presos –  conhecidas popularmente como “saidinhas”. Após o feriadão do carnaval, é esperado que a medida seja incluída na pauta de votações e analisada sem passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

O assunto causa divisão de opiniões no meio jurídico e entre os parlamentares. O debate sobre o tema ganhou força com a morte do policial militar Roger Dias da Cunha, baleado em janeiro, em Belo Horizonte.

O Ministério Público Federal (MPF) recebeu com preocupação o andamento da matéria. O Grupo de Trabalho de Defesa da Cidadania do órgão emitiu um parecer em que avalia a proposta como “flagrantemente inconstitucional” e considerou ser “importante garantir a ressocialização dos encarcerados, fortalecendo os vínculos familiares e contribuindo para o processo de reintegração social da pessoal em privação de liberdade”.

O texto revoga o art. 122 da lei de execução penal (lei 7.210/84). Pela legislação em vigor, o benefício é estendido para condenados que cumprem pena em regime semiaberto. Eles podem sair até cinco vezes ao ano, sem vigilância direta, para visitar a família, estudar fora da cadeia ou participar de atividades que contribuam para a ressocialização.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais