Empresa participa de programa piloto no Brasil com aulas de qualificação in company realizadas duas vezes por semana e em turnos separados
O Programa Jovem Empreendedor Instituto Manager na Rede de Farmácias São João é o primeiro programa de qualificação in company realizado no Brasil. É um projeto-piloto que vai reunir 100 jovens que estão cursando do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino médio, separados em quatro turmas de 25 alunos, durante dois dias por semana e em horários distintos. Participam filhos de colaboradores da Rede São João.
Os alunos vão receber acompanhamento de professores qualificados, com uma metodologia dinâmica e moderna. Também será feito um intercâmbio técnico para aproximar especialistas de diferentes áreas, para que os alunos entendam na prática se é isso mesmo que desejam e, por último, cada jovem será estimulado a criar o seu próprio projeto (startup), para incubar no setor farmacêutico, propriamente para a São João.
O presidente da Rede de Farmácias São João, Pedro Henrique Brair, foi o incentivador para que este projeto-piloto acontecesse na empresa. O aprendizado oferecido aos jovens irá contribuir na vida deles e de seus familiares.
“Para conquistar aquilo que desejamos, não tem outra forma a não ser com muito trabalho e muita dedicação. Então, essa é uma excelente oportunidade para estes jovens que, além do aprendizado, serão estimulados a desenvolver a disciplina, pois para cada esforço disciplinado sempre haverá muitas recompensas. As pessoas não fracassam, elas simplesmente desistem. E para seguir em frente, para ter sucesso, é necessário disciplina e propósito”, destaca Pedro Henrique Brair.
Fernando Lusa, coordenador jurídico da Rede, destaca a ação inovadora que a São João realiza com este projeto. “Estamos felizes em poder oportunizar aos jovens e futuros empreendedores um desenvolvimento de formação profunda. A Rede de Farmácias São João em parceria com o Instituto Manager realiza o maior encontro e formação de jovens empreendedores da América Latina. É mais um projeto sendo desenvolvido com um único objetivo, mudar as vidas das pessoas“, ressalta.
Para Marta Cristina da Silva, analista de DHO (Desenvolvimento Humano Organizacional), este é um programa importante porque oportuniza aprendizado para os alunos. “São jovens que a gente precisa aproveitar ao máximo pela energia e criatividade que eles têm, para que assim tragam boas ideias e usufruam desta oportunidade que estamos oferecendo, que é excelente”, salienta Marta.
Quem vai fazer a gestão do Programa Jovem Empreendedor é o Instituto Manager de Passo Fundo. O Instituto conta com parceiros como o Google e as principais universidades do Estado. A instituição defende que a educação não é apenas um negócio ou conjunto de teorias, mas uma forma de trazer os jovens para a realidade, capacitando-os a identificar e realizar seus sonhos.
O Diretor do Instituto Manager, Anderson Detogni, enfatiza que o objetivo é promover uma experiência que transforme a vida destes alunos, por meio do conhecimento aplicado em administração e da motivação para serem empreendedores na vida e nos negócios. “Eles são formados em 25 áreas onde aprendem desde o modelo de negócio, planejamento financeiro, estratégias de marketing, até a validação – MVP (minimum viable product, ou em português, produto minimamente viável), abrangendo nessas áreas, todos os setores que fazem parte do mercado de trabalho”, afirma Anderson.
O Programa trabalha no tripé utilizado em Administração de Pessoas conhecido como CHA: Competências, Habilidades e Atitudes, ressaltando competências técnicas, habilidades que permitam a resolução de problemas e a tomada de decisões na vida, profissionais e atitudes.