Grupo Planalto de comunicação

Residência médica: 43 especialistas concluem formação pela UFFS e Hospital de Clínicas

A Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Passo Fundo e Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo promoveram a solenidade de concessão de título de especialistas aos médicos residentes que concluíram os programas de residência médica em dezesseis áreas.

A solenidade realizada no Teatro do Sesc teve a presença do vice-reitor da UFFS, prof. Dr. Gismael Perin, do diretor da UFFS – campus Passo Fundo, prof. Dr. Jaime Giolo, do coordenador da Comissão de Residência Médica, prof. Dr. Jorge Carlotto, do vice-presidente do HCPF, Nelso Trevisan e do coord. da Região Planalto Médio do Cremers, Marcelo Rodrigo da Luz.

Ao todo, 43 especialistas encerraram sua formação em 2023 nas áreas de alergia e imunologia pediátrica, anestesiologia, cardiologia, cirurgia da mão, cirurgia vascular, clínica médica, gastroenterologia, ginecologia e obstetrícia, mastologia, neurocirurgia, neurologia, ortopedia e traumatologia, pediatria, pré-requisito em área cirúrgica básica, psiquiatria e radiologia diagnóstico por imagem.

O diretor da UFFS campus Passo Fundo, prof. Dr. Jaime Giolo destacou em seu pronunciamento os resultados do relacionamento entre as instituições, que são responsáveis pela titulação de novos especialistas todos os anos. “Como não engradecer a parceria que se estabeleceu entre a inquieta e audaz Universidade Federal da Fronteira Sul e este cenário de prática grandioso Hospital de Clínicas de Passo Fundo. Antes, para criar e instalar o campus Passo Fundo. Depois, para garantir o adequado funcionamento do curso de graduação em medicina e para compartilhar a oferta dos Programas de Residência Médica com o Ministério da Educação. E agora e sempre, para promover, sustentar e ampliar o ecossistema da formação de profissionais e da prestação de serviços de saúde de Passo Fundo e da região.” enalteceu.  

 

Para o vice-presidente do HC, Nelso Trevisan, o apoio na formação de novos profissionais ratifica a missão institucional de promover a saúde e qualidade de vida da comunidade. “O Hospital de Clínicas e a UFFS se orgulham por participar da trajetória de mais uma turma de residência médica. O resultado do que construímos nesta jornada enquanto Hospital de Ensino está à nossa frente todos os dias e não nos deixa esquecer do compromisso assumido com a comunidade.”

 

A importância do processo formativo e da dedicação dos profissionais para a evolução pessoal e da medicina foi pontuada pelo vice-reitor da UFFS, prof. Dr. Gismael Perin durante seu discurso. “A profissão de médico é uma das mais reconhecidas da sociedade, mas, com este reconhecimento vem também uma série de responsabilidades: responsabilidade sobre a vida das pessoas, a esperança dos pacientes que está depositada em vocês, a esperança de familiares que esperam boas ações.” finalizou.

 

A UFFS desenvolve hoje dezoito Programas de Residência Médica com campo de prática no Hospital de Clínicas de Passo Fundo, parceria que iniciou em 2014 e já formou mais de trezentos profissionais médicos. 

Facebook
Twitter
WhatsApp