O levantamento diário apresentado pela Secretaria Estadual de Saúde aponta que o Rio Grande do Sul não possui mais nenhuma área com infestação por dengue. Mesmo assim, o controle ainda permanece em relação à doença.
Atualmente, estão internadas 21 pessoas nos hospitais do estado. Desses, são 16 pessoas adultas em leitos, duas pessoas em UTI e três em unidades de pediatria. Desde o começo do ano de 2023, o Rio Grande do Sul teve 34.606 casos confirmados. Estão em investigação 625 casos, sendo que desses, são 24 em Passo Fundo. Foram descartados 29.654 casos.
Pelo levantamento, Passo Fundo teve 3 óbitos. Desde o começo do ano foram 846 casos confirmados e 2.561 descartados no município.
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.