Os estragos causados pelas chuvas em excesso e a previsão de novas precipitações levou o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, a determinar o fechamento de comportas das barragens de Ituporanga e de José Boiteaux. Das 131 cidades atingidas, 60 já decretaram situação de situação de emergência, conforme o balanço mais recente do governo, da manhã deste domingo.
Nesse sábado, a Defesa Civil estadual confirmou a segunda morte. A vítima é um homem da cidade de Palmeira (SC). Na quarta-feira, havia sido registrado o óbito de um outro homem, em Rio do Oeste (SC).
Em muitas cidades, os bombeiros fazem o resgate de moradores com uso de botes infláveis. O governo catarinense ainda não estimou o total de desabrigados.
As regiões mais afetadas pelas chuvas incluem o Vale do Itajaí, o Planalto Norte e a Oeste, além de áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. Novas precipitações também são esperadas para o decorrer da semana, embora com menos força.
O governo orienta que a população que mora em áreas de risco deixe as residências e busque abrigo seguro. Efetivos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foram destacados para atuar com helicópteros e outros equipamentos, enquanto o estado do Paraná também enviou reforços a Santa Catarina. O governo local pediu ainda apoio ao Exército Brasileiro.
Fonte: Agência Brasil e Rádio Guaíba