Grupo Planalto de comunicação

São Domingos do Sul se prepara para acolher a 2ª Romaria dos Bispos, Presbíteros e Seminaristas do RS Evento será realizado em 8 de setembro

Foto: Luiz Carlos Carvalho (Grupo Planalto de Comunicação)

No dia 8 de setembro de 2025, o pequeno e acolhedor município de São Domingos do Sul, no norte do Rio Grande do Sul, será o cenário da 2ª Romaria dos Bispos, Presbíteros e Seminaristas do Estado. Mais do que um evento religioso, a Romaria é expressão de unidade do clero gaúcho em torno de um ideal comum: testemunhar a beleza e a profundidade do ministério sacerdotal, inspirados na vida do Servo de Deus Monsenhor João Benvegnú.
A escolha de São Domingos do Sul como sede desta Romaria não foi casual. Neste solo viveu, serviu, orou, trabalhou e morreu Monsenhor João Benvegnú, sacerdote
diocesano que dedicou 51 anos de sua vida ao pastoreio da Paróquia São Domingos.
Conhecido por seu zelo incansável, alegria serena, humildade profunda e ardente amor a Deus, ele viveu de forma exemplar a identidade sacerdotal de Jesus Cristo. Faleceu em 1986, com fama de santidade, que não cessou de crescer com o passar do tempo.
Seu túmulo, localizado próximo à Igreja Matriz, se tornou ponto de oração, visitação e súplica. Desde 1987, milhares de fiéis participam anualmente de uma romaria vocacional em sua memória. Neste ano, o evento reuniu cerca de 40 mil pessoas — um número extraordinário, considerando que a cidade tem cerca de 3 mil habitantes.
A vida de Monsenhor João é um testemunho vivo do que significa ser padre: presença entre o povo, proximidade com os que sofrem, firmeza na fé, e coragem para inovar por amor ao Evangelho. Promoveu o bem comum com iniciativas sociais e estruturais que transformaram São Domingos do Sul: hospital, usina, escola, transporte, entre tantas outras obras. Mas sua maior realização foi espiritual — a formação cristã do povo, a devoção à Eucaristia, profundo amor a Nossa Senhora, incentivo a reza do terço, valor ao Sacramento da Penitência, e o incentivo às vocações.
É por isso que a Romaria dos presbíteros acontece em São Domingos do Sul. Para que, diante de seu testemunho, cada sacerdote possa renovar seu “sim” ao chamado de Deus. Para que o exemplo de Monsenhor João inspire perseverança, humildade, coragem e santidade. Para que também os seminaristas encontrem neste modelo de padre diocesano um ideal a seguir. E para que o povo de Deus veja, em meio a um mundo tão indiferente
à fé — especialmente no Rio Grande do Sul, considerado o estado mais secularizado do Brasil — que ainda vale a pena doar a vida a serviço do Reino.

A Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Monsenhor João Benvegnú está em andamento. A fase arquidiocesana será encerrada no dia 31 de julho e os documentos seguirão para Roma. Sua causa é assumida com entusiasmo pelos bispos do Rio Grande do Sul, que desde o início apoiam oficialmente o reconhecimento de sua santidade.
A 2ª Romaria dos Bispos, Presbíteros e Seminaristas será, portanto, um ato de comunhão, oração e esperança. Um encontro de irmãos no sacerdócio, que reconhecem no Monsenhor João um verdadeiro espelho do Coração de Cristo. Que ele, do céu, inspirenos.

Texto por:
Pe. Dalci De Bastiani – ex-aluno do ITEPA, Pároco da Paróquia São Domingos e
Postulador da Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Mons. João
Benvegnú.
Clícia Frigo – Secretária da Paróquia São Domingos

Facebook
Twitter
WhatsApp