No Brasil, morrem, anualmente, em torno de 20 mil pessoas por câncer de intestino. Trata-se ainda de uma patologia que pode fazer metástase e se espalhar, principalmente, para o fígado e o pulmão.
A médica coloproctologista, da Clínica Gastrobese de Passo Fundo, Daiane Anzolin, esteve no programa Obesidade e Diabetes (vai ao ar toda a quarta-feira, às 08:15h) na Planalto News, falando sobre o tema.
Ela recomendou a prevenção através de dieta saudável e exercício físico. É preciso uma dieta rica em fibras, vegetais, lacticínios magros e pobre em carne vermelha e embutidos, disse Daiane. Outro meio de prevenção é o exercício físico. O intestino gosta de movimento para trabalhar bem. A liberação dos hormônios do bem ativam o sistema imunológico.
Os tratamentos do câncer de intestino são ministrados de acordo com o estágio da doença. O uso da quimioterapia poderá evitar uma cirurgia. Em caso de lesão, pode ser retirada uma parte do intestino grosso que mede um metro e meio. Dependendo da gravidade pode ser retirado todo o intestino grosso. O paciente consegue viver sem esse órgão.
Créditos: João Altair / Rádios Planalto