Neste ano, 11 mil doações foram registradas pelo Serviço de Hemoterapia, mas o trabalho de sensibilização precisa ser permanente para atender a demanda do HSVP
Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo promove, a partir de hoje, a Semana do Doador. O momento é de agradecer a todos pela ação e sensibilizar mais pessoas sobre a importância deste gesto nobre e solidário.
Em 2023, 11.049 voluntários realizaram ao menos uma doação de sangue ou plaquetas. O apoio de pessoas e grupos, chamados de parceiros amigos, que são organizados por empresas e municípios para colaborar com o Serviço, demonstra que a campanha permanente da instituição deu certo e merece ser exaltada. O movimento é fundamental para suprir as necessidades do hospital que é referência para o atendimento de casos de alta e média complexidade, em uma região que compreende mais de dois milhões de habitantes.
A responsável técnica do HSVP, Cristiane da Silva Rodrigues de Araújo, lembra que o sangue não pode ser fabricado por nenhuma máquina, por isso o doador é considerado um verdadeiro herói. “Para atender a demanda do hospital são necessárias mais de 1.500 transfusões todos os meses. Acreditamos muito na fidelização dos doadores que, inicialmente, vêm para ajudar um conhecido e acabam retornando outras vezes. Obrigada, de coração, a cada um que colabora conosco”, agradeceu a médica.
QUEM PODE DOAR SANGUE?
Os critérios de doação são bem simples, entre eles, idade mínima de 16 anos (mediante autorização de um responsável) e ter no máximo 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos). A boa saúde também é primordial, por isso o candidato precisa estar bem alimentado, evitar o consumo de alimentos gordurosos e de bebidas alcoólicas. Essas condutas são importantes porque podem interferir nos resultados dos testes sorológicos, então, se recomenda um período de cuidado de ao menos 12 horas.
O ciclo do doador dura de 45 minutos a uma hora dentro do Serviço de Hemoterapia. Na recepção o candidato apresenta um documento com foto para identificação e cadastro. Em seguida, passa pela pré-triagem que verifica o seu peso, sinais vitais e o risco de anemia. Depois, a enfermeira realiza a triagem clínica aplicando um questionários sobre as condições de saúde e hábitos de vida. A coleta em si demora de 5 a 12 minutos com a retirada de cerca de 450 ml de sangue. O voluntário finaliza o processo com um lanche.
O tempo entre as doações varia de acordo com o sexo, os homens podem doar até quatro vezes no ano com intervalos de dois meses. Para eles existe ainda a possibilidade de serem doadores de plaquetas aférese, quando a retirada pode ser feita uma vez por mês, com limite de 12 vezes ao ano. Já as mulheres podem realizar até três doações de sangue com intervalos de três meses.
O Serviço de Hemoterapia está localizado no Hospital São Vicente de Paulo, com acesso pela portaria da Radioterapia. O endereço fica na Rua XV de Novembro, nº 485, no 5º andar do prédio. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8 às 14 horas. E, uma vez por mês, aos sábados de manhã, são realizadas coletas mediante agendamento prévio. Mais informações pelo telefone (54) 3316 4087.