O Sicredi reafirma seu compromisso com apoio e solidariedade às regiões e pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Nesse sentido, a instituição dobrará cada real recebido por meio do Pix da Fundação Sicredi. Até o momento, R$ 10 milhões foram recebidos nessa iniciativa, que teve início no dia 03 de maio, e o Sicredi aportou o mesmo valor doado, totalizando R$ 20 milhões. Esses recursos estão sendo destinados às cooperativas e utilizados de diferentes formas, considerando a necessidade da população de cada município, incluindo a compra mantimentos e de materiais necessários, adequados a cada situação.
O Sicredi segue mobilizando os seus públicos, e continuará com a mesma dinâmica de igualar o valor recebidos via pix da Fundação Sicredi. A iniciativa reflete um dos pilares do cooperativismo que é a solidariedade, com a união de esforços para enfrentar os desafios. Os interessados em participar podem enviar suas doações, de qualquer valor, para a chave pix ajuders@sicredi.com.br, conferindo o nome favorecido como Fundação Sicredi.
Centrais de distribuição de donativos
Desde o início das enchentes que assolaram o RS, o Sicredi também vem cooperando com ações de organização, com apoio de parceiros, de 16 centros de distribuição de donativos, que já receberam 97 caminhões com cargas de roupas, alimentos, água potável, produtos de higiene, itens para camas, entre outros. Os donativos têm sido destinados a abrigos, escolas, hospitais, Defesa Civil do RS e comunidade em geral.
A instituição também colaborou com a Defesa Civil gaúcha que atua no Centro de Operações de Proteção e Defesa Civil (Codec), no apoio à operacionalização de um assistente automatizado de atendimento ao cidadão, entre outras ações das cooperativas em suas áreas de atuação. Mais ações podem ser conferidas em https://www.sicredi.com.br/site/ajuders/.
Apoio aos associados e colaboradores
A instituição adotou uma série de procedimentos de auxílio aos seus associados, tais como: possibilitou a postergação de vencimento das parcelas dos empréstimos e dos financiamentos e bloqueio dos protestos e negativações automáticas de títulos; adiou os vencimentos de parcelas e vigências dos contratos de seguros e priorizou os atendimentos para acionamento desse serviço; flexibilizou condições de resgate para produtos de investimentos e Previdência, assim como isentou o pagamento de multas e juros por atraso em consórcios; entre outras iniciativas locais. O Sicredi também buscou garantir a segurança de seus colaboradores e familiares, apoiando-os desde o primeiro momento no processo de resgate, acomodação e suporte emocional e financeiro.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 8 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.700 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Sobre a Fundação Sicredi
A Fundação Sicredi é uma organização da sociedade civil (OSC), sem fins lucrativos, que tem o propósito de manter viva a essência do cooperativismo por meio do desenvolvimento de programas e iniciativas educacionais, sociais, culturais, ambientais e de governança para a ampliação do impacto positivo nas comunidades. A Fundação apoia as cooperativas em todo o Brasil, na estruturação e implementação dos programas e iniciativas sistêmicas, com mais de 300 pessoas colaboradoras que atuam diretamente junto das comunidades. Site da Fundação Sicredi: Clique aqui
Sobre a cooperativa Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG
Fundada em 1981, no município de Passo Fundo, a história da Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG iniciou com a união de 20 líderes do agronegócio, ligados a Cooperativa de Produção que, juntos, constituíram a Cooperativa de Crédito Rural de Passo Fundo (CREDIPASSO). Hoje, já são 27 agências abertas e mais de 70 mil associados.
A cooperativa atua em três estados, sendo eles Rio Grande do Sul, com 5 municípios (Passo Fundo, Ernestina, Mato Castelhano, Pontão e Coxilha), Santa Catarina, com 15 municípios (Ituporanga, Bom Retiro, Agronômica, Aurora, Lontras, Rio do Sul, Bocaina do Sul, Laurentino, Petrolândia, Imbuia, Urubici, Chapadão do Lajeado, Vidal Ramos, Presidente Nereu e Rio Rufino) e Minas Gerais com 33 municípios (Governador Valadares, São José da Safira, Nacip Raydan, Marilac, Frei Inocêncio, Jampruca, Mathias Lobato, Coroaci, Sardoá, Divinolândia de Minas, Virginópolis, Gonzaga, Santa Efigênia de Minas, São Geraldo da Piedade, Divino das Laranjeiras, Galiléia, São Geraldo de Baixio, Tumiritinga, Alpercata, Periquito, Fernandes Tourinho, Sobrália, Engenheiro Caldas, Capitão Andrade, Itanhomi, Turumirim, Conselheiro Pena, Goiabeira, Cuparaque, Resplendor, Santa Rita de Itueto, Itueta, Aimorés).