Grupo Planalto de comunicação

Sicredi e Instituto Manager lançam programa “Jovem do Agro” para Passo Fundo e região Utilizando metodologia da Google for Education, curso fomenta empreendedorismo rural e sucessão familiar a jovens de 14 aos 22 anos

Foto: Divulgação

Há mais de 120 anos ao lado do produtor rural, a Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG lança junto ao Instituto Manager o programa “Jovem do Agro”. A iniciativa busca fomentar em jovens de 14 aos 22 anos o empreendedorismo rural, além de incentivar a sucessão familiar no campo, de modo a potencializar e rentabilizar as propriedades de maneira tecnológica e eficaz. O programa atende aos municípios de Coxilha, Ernestina, Mato Castelhano, Passo Fundo e Pontão.

Oferecido gratuitamente e com duração de 12 meses, o programa tem como base o tripé da Google for Education. No primeiro trimestre, os alunos terão a oportunidade de visitar a Fertisystem, o Cepagro UPF e a Cabanha Butiá, com aulas práticas-demonstrativas. No segundo momento, serão desenvolvidas aulas técnicas-explicativas a respeito do que foi vivenciado nas fazendas visitadas. No último módulo, os alunos terão aulas comparativas, em que será explorado o custo-benefício da implantação de novas tecnologias nas propriedades rurais.

Para o cofundador e diretor do programa Jovem do Agro, Lucas Bilhar, essa é uma grande oportunidade para o jovem ingressar no mercado de trabalho e qualificar o conhecimento a respeito de sua própria propriedade. “Com mais aprendizado a respeito de novas tecnologias e exemplos na prática, ele poderá expandir a rentabilidade de sua produção, o que resulta em mais dinheiro no bolso do produtor e um incentivo para sua permanência no campo”, ressalta Lucas, reforçando que, ao trazer uma visão empresarial, também motiva a modernização do trabalho.

Essa é a 1º edição do programa Jovem do Agro. Como instituição financeira cooperativa, apoiar iniciativas como essa mantém viva a essência do cooperativismo, base do trabalho desenvolvido na Sicredi. “Entendemos que as melhores escolhas são aquelas que trazem resultados para todos. É assim que desenvolvemos a cultura da nossa instituição, por meio de iniciativas educacionais, culturais, sociais e sustentáveis, como o Programa Jovem do Agro, ampliando o impacto positivo nas comunidades”, pontua a assessora de Inovação da Sicredi Integração de Estados, Carolina Dariva.

A parceria entre a Sicredi e o Instituto Manager reafirma o propósito das duas instituições, que é desenvolver a comunidade e valorizar suas raízes, firmadas no agronegócio. “O que nos une é o propósito de levar conhecimento de forma prática aos jovens do agronegócio e conectá-los com a realidade do agronegócio”, afirma o Diretor do Instituto Manager, Anderson Detogni. “Nossa preocupação é colocar as pessoas no centro, valorizando seu desenvolvimento. Entendemos que esse é um Ciclo Virtuoso porque ao investir nas pessoas também investimos em nosso negócio”, acrescenta o presidente da Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG, Alexandre Palma Palagio.

Sobre a cooperativa Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG

Fundada em 1981, no município de Passo Fundo, a história da Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG iniciou com a união de 20 líderes do agronegócio, ligados a Cooperativa de Produção que, juntos, constituíram a Cooperativa de Crédito Rural de Passo Fundo (CREDIPASSO). Hoje, já são 27 agências abertas e mais de 70 mil associados.

A cooperativa atua em três estados, sendo eles Rio Grande do Sul, com 5 municípios (Passo Fundo, Ernestina, Mato Castelhano, Pontão e Coxilha), Santa Catarina, com 15 municípios (Ituporanga, Bom Retiro, Agronômica, Aurora, Lontras, Rio do Sul, Bocaina do Sul, Laurentino, Petrolândia, Imbuia, Urubici, Chapadão do Lajeado, Vidal Ramos, Presidente Nereu e Rio Rufino) e Minas Gerais com 33 municípios (Governador Valadares, São José da Safira, Nacip Raydan, Marilac, Frei Inocêncio, Jampruca, Mathias Lobato, Coroaci, Sardoá, Divinolândia de Minas, Virginópolis, Gonzaga, Santa Efigênia de Minas, São Geraldo da Piedade, Divino das Laranjeiras, Galiléia, São Geraldo de Baixio, Tumiritinga, Alpercata, Periquito, Fernandes Tourinho, Sobrália, Engenheiro Caldas, Capitão Andrade, Itanhomi, Turumirim, Conselheiro Pena, Goiabeira, Cuparaque, Resplendor, Santa Rita de Itueto, Itueta, Aimorés).

Sobre o Instituto Manager

Com mais de 3 anos de atuação, o Instituto Manager conta com alunos em todas as regiões do Rio Grande do Sul, tendo como objetivo promover o conhecimento e as habilidades necessárias para enfrentar o mercado, independente da área em que desejem atuar. O Instituto Manager está localizado no Parque Científico e Tecnológico UPF (UPF Parque).

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais