Grupo Planalto de comunicação

Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG impacta mais de 2 mil pessoas na Semana ENEF Ao todo, 137 ações foram realizadas durante a Semana Nacional de Educação Financeira na área de atuação da cooperativa

Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG

Promover a educação financeira e melhorar a relação das pessoas com o dinheiro foi um dos principais objetivos do Sicredi durante a 12ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF). A Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG realizou 137 ações nos três estados em que atua, impactando mais de 2 mil crianças, jovens e adultos em momentos de trocas, aprendizado e conscientização a respeito do uso de produtos e serviços financeiros.

A Semana ENEF, iniciativa anual do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), foi realizada em 2025 entre os dias 12 e 18 de maio, com a participação de diversas instituições. As ações promovidas pela Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG mobilizaram os 23 municípios onde a cooperativa possui agências, levando conhecimento a alunos da rede pública e privada, além de empresas e entidades sociais.

Conforme analisa a Gestora de Captação da Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG, Geise Werzenska, a educação financeira é essencial no Brasil, sendo uma aliada para decisões mais conscientes sobre o uso do dinheiro. “O cenário financeiro atual, segundo aponta o Raio X do Investidor Brasileiro, mostra uma população majoritariamente sem reservas ou que economiza sem investir”, pontua Geise. “Isso evidencia uma necessidade urgente de educação financeira para transformar a baixa cultura de poupar em uma cultura de investimento com disciplina e constância, prevenindo o endividamento e promovendo a estabilidade econômica”.

Para o Sicredi, a educação financeira está diretamente ligada à sua responsabilidade social e ao compromisso de construir, juntos, uma sociedade mais próspera.  “Com mais conhecimento financeiro, as pessoas podem planejar melhor seu futuro, criar reservas de emergência e investir de forma mais eficiente, o que contribui para o crescimento econômico e social do país”, afirma Geise.

O Sicredi oferece diversas opções de investimentos para quem deseja começar a investir, como a poupança, fundos de renda fixa e RDCs (Recibo de depósito Cooperativo). Além disso, disponibiliza orientação financeira personalizada, auxiliando os investidores a compreenderem seu perfil de risco e a escolherem os produtos mais adequados às suas necessidades.

Facebook
Twitter
WhatsApp