Grupo Planalto de comunicação

Trabalhadores da saúde da região decidem entrar em estado de greve Proposta do Sindicato Patronal é rejeitada em assembleia virtual na quinta-feira (22)

Fotos: Jéssica França (SindiSaúde)

O SindiSaúde de Passo Fundo e Região realizou na noite uma assembleia virtual com trabalhadoras e trabalhadores da saúde que atuam em hospitais filantrópicos.  O encontro ocorreu na última quinta-feira (22).

Durante o encontro, a direção do sindicato apresentou a proposta do Sindicato Patronal (SINDIBERF), que previa um reajuste de 5,32%. A diretoria explicou que as últimas negociações não avançaram, inclusive em questões relacionadas à alteração de cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho 2025/2027 que não envolvem custos financeiros.

Por meio de votação online, os participantes da assembleia rejeitaram a proposta e definiram as seguintes pautas prioritárias:

1) Reajuste salarial prevendo aumento real;

2) Piso geral da categoria em R$ 2.000,00

3) Implementação efetiva do piso da enfermagem em salário-base dos técnicos;

4) Implementação de vale-alimentação no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) a todos os trabalhadores;

5) Admissão de entrega de atestados médicos por meio eletrônico no prazo de 24h com a apresentação da via original quando do retorno ao trabalho;

6) Cinco dias anuais para abono das faltas de pais e mães para cuidados em casa de filhos de até 12 (doze) anos, mediante apresentação de atestado médico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O SindiSaúde informou que comunicou a decisão ao SINDIBERF na sexta-feira (23) e que aguardará resposta. Caso não haja avanços, os trabalhadores autorizaram a realização de mobilizações regionais, bem como a possibilidade de paralisação como forma de pressão.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp