Grupo Planalto de comunicação

Tradicional Romaria de Ibiaçá é preparada para o mês de fevereiro

A 72ª Romaria em Honra a Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos será realizada no município de Ibiaçá nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2024. O evento tradicional, que integra a área da Diocese de Vacaria, reúne devotos de toda a região e inclusive de Passo Fundo.

Foi escolhido como tema deste ano: “Mãe Consoladora, ensina-nos a viver como irmãos”.

A programação preparatória terá início em 10 de fevereiro, às 17h, com a Peregrinação em homenagem ao Padre Narciso Zanatta. A caminhada sairá às 17 horas do Trevo das Três Porteiras em direção ao Santuário de Ibiaçá.
Nos dias 24 e 25 de fevereiro, as celebrações e demais atividades previstas serão as seguintes:

24 de fevereiro – Sábado
Mãe Consoladora, ensina-nos a viver como irmãos
7h: Missa Campal
9h: Missa Campal
11h: Missa Campal
14h: Missa Campal
16h: Missa Campal
18h: Terço Campal
19h30min: Missa Campal e Procissão Luminosa
25 de fevereiro – Domingo
Mãe Consoladora, ensina-nos a viver como irmãos
6h: Missa Campal
8h: Missa Campal
10h: Missa Campal
13h: Missa Campal
14h30min: Benção do Santíssimo, Benção da saúde e dos objetos e Benção Final

A história
A devoção a Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos teve início com a chegada do Pe. Narciso Zanatta ao atual município de Ibiaçá-RS. Ao ser empossado como pároco, em 10 de fevereiro de 1952, começou um dos maiores movimentos religiosos da Região Sul do Brasil. Precisamente entre os dias 22 e 25 de maio do mesmo ano, aconteceu a primeira Romaria em honra Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, que teve como tema: “Maria, Mãe Consoladora dos que sofrem”.

Gradualmente a devoção cresceu e, no ano de 1977, o Santuário foi elevado à dignidade de Diocesano. Desde então, a tradicional Romaria foi oficialmente incluída no calendário da Diocese de Vacaria, acontecendo sempre no último final de semana de fevereiro.

Facebook
Twitter
WhatsApp