Uma das maiores feiras agropecuárias a céu aberto da América Latina, a 46ª Expointer iniciou no último sábado, 26 de agosto, e segue até 3 de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Neste ano, a Universidade de Passo Fundo (UPF) está presente no evento por meio de parcerias com a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos das Raças Wagyu e do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul.
Desde 2002, a Universidade, por meio do curso de Medicina Veterinária, desenvolve pesquisas sobre gado Wagyu, raça que produz uma carne com textura e sabor únicos e com método de produção rigoroso e certificado. “A UPF tem uma longa parceria com a Associação, principalmente para o desenvolvimento da parte de pesquisa e de extensão. Recentemente, aprovamos também um projeto MAI/DAI a partir dessa parceria”, explica o professor Ricardo Zanella.
Nesta edição da feira, a UPF apresentará, no estande da Associação, algumas dessas pesquisas. Entre elas, está o projeto de mestrado da aluna Caroline Galas, realizado em parceria com a Embrapa Trigo de Passo Fundo, que trabalhou a utilização de trigos de duplo propósito como suplementação dos bovinos da raça Wagyu no inverno do Rio Grande do Sul. Caroline, agora doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação da UPF, também irá apresentar parte do seu projeto em desenvolvimento sobre o conhecimento da população sobre a raça, e também os custos de produção da carne da raça Wagyu. Ainda, a mestranda Carla Alba apresentará seu trabalho sobre a reprodução desses bovinos, com foco em como o efeito do peso afeta a produção espermática dos machos Wagyu.
Além da parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos das Raças Wagyu, a UPF estará presente na Casa do Veterinário, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul. No dia 28 de agosto, às 18h, o professor do curso de Medicina Veterinária Dr. Luiz Carlos Kreutz participa do Ciclo de Palestras, às 18h, falando sobre o tema “Mormo Equino”. Já no dia 30 de agosto, a atividade contará com a presença do professor Dr. Carlos Bondan, falando sobre o tema “Ensino Pesquisa e Extensão a real finalidade de uma universidade comunitária”, a partir das 14h. Neste dia, também participam alunos do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação, apresentando as pesquisas:
– Desempenho zootécnico de Bovinos da Raça Wagyu no Sul do Brasil – Méd. Vet. Caroline Gallas
– Podemos maximizar o uso dos diluentes em centrais de Suíno, minimizando a contaminação Bacteriana – Méd. Vet. Janine de Camargo
– Atuação com sanidade de ruminantes e patologia veterinária: cenário atual da paratuberculose bovina no RS – Méd. Vet. Diorges Henrique Setim
– O uso das biotecnologias na Ovinocultura, acelerando o melhoramento genético animal – Méd. Vet. Luiz Artur Legal
– Índices reprodutivos de ovinos da região norte do RS com a utilização de protocolos de sincronização de estro – Méd. Vet. Franciele Delevati Oliveira
UPF Parque
Além da participação do curso de Medicina Veterinária, o UPF Parque também estará representado no evento. No dia 1º de setembro, sexta-feira, ocorre o painel Stara Labs: um case de interação universidade empresa, com a participação do Supervisor de Engenharia de Produto da Stara Labs, Guilherme Silva de Oliveira, e do Desenvolvedor de Software da Stara Labs e acadêmico da UPF Willian Brun. O painel ocorre às 15h45min, na Casa da Febrac junto à programação do RS Innovation Agro com a mediação da diretora do UPF Parque, Teo Foresti.