No último sábado, 26 de agosto, um workshop sobre amamentação aconteceu na Unidade de Relacionamento do Hospital São Vicente de Paulo, no Passo Fundo Shopping. A ação alusiva à campanha do “Agosto Dourado”, promovida pela Gerência de Enfermagem, Maternidade e UPF, esclareceu dúvidas deste processo tão importante para mães e filhos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade. E que, mesmo após a introdução de comida sólida, sigam sendo amamentados até, pelo menos, os dois anos.
No encontro foram apresentados os desafios do aleitamento materno que envolvem questões polêmicas como: preparo das mamas; pouco leite e/ou leite fraco; dor e fissuras; livre demanda; pega e posições corretas, confusão com o uso de bicos; visitas e ainda os famosos “pitacos” do dia a dia. A enfermeira Adrieli Rochenbach lembra que é importante aliar as expectativas, pois amamentar é um ato de conexão com o bebê. “O entendimento do processo se torna mais simples para os pais que conseguem absorver um conteúdo confiável sobre o tema. A amamentação vai muito além de nutrir, mas também é um momento de intimidade e afeto que traz impactos positivos para a saúde de mãe e filho”.
Os benefícios da amamentação também foram reforçados durante o workshop pela enfermeira Maria Licele do Nascimento. “O bebê possui melhor digestão e menos cólicas, tem a arcada dentária fortalecida, fica mais protegido de doenças infecciosas e recebe estímulos que ajudam no desenvolvimento da sua inteligência. No caso da mãe o aleitamento contribui para que o útero volte ao normal, diminui o risco de sangramento no pós-parto, acelera a perda de peso, reduz a incidência de câncer de mama, de ovário e do endométrio, previne doenças cardiovasculares e ainda evita a osteoporose”.
A administradora Patrícia Cocco, 34 anos, que está grávida de 39 semanas do Vicente, agradeceu a oportunidade de aprender mais sobre amamentação. “A gente que é mãe de primeira viagem escuta muitos mitos: isso faz, isso não faz. As opiniões acabam prejudicando ao invés de ajudar. Então, com muita técnica e qualidade, as enfermeiras conseguiram esclarecer várias dúvidas que eu tinha. Me deu uma paz no coração saber que é possível fazer o melhor, pois quando nasce uma mãe já nasce uma culpa e um medo de errar. Estou muito feliz pelo conhecimento adquirido e pela segurança que nos passaram. Agora é só esperar pelo Vicente que nasce dia 1º de setembro no HSVP”.
O evento, realizado em dois horários, teve a participação de quase 20 mulheres que se inscreveram gratuitamente no site da instituição. O número limitado de vagas atende um propósito da ação que é o de promover a troca de experiências entre os profissionais da saúde e o público alvo. A iniciativa é uma novidade que será repetida em breve, justamente, como forma de aproximar a população do hospital. Hoje, o HSVP tem um compromisso social muito grande, especialmente, em compartilhar informação com responsabilidade sobre os temas que envolvem a saúde pública.
Para a Gerente de Marketing do Passo Fundo Shopping, Danielle Batezini, esse tipo de ação permite criar um espaço seguro e de acolhimento para falar sobre um tema que nem sempre as mulheres se sentem à vontade em compartilhar suas dúvidas. “Ficamos muito felizes em receber uma atividade como essa que cria uma rede de suporte para essas mamães em uma fase tão importante na vida delas. O Hospital São Vicente de Paulo, com o apoio da sua equipe multiprofissional especializada, está mais uma vez de parabéns em promover o acesso a esse tipo de orientação”.
Créditos: Ana Paula Koenemann – Comunicação HSVP Passo Fundo
[foto=112138]
[foto=112139]
[foto=112140]
[foto=112141]