Comunidade acadêmica da área da saúde se reuniu para elaborar propostas para qualificar a formação profissional e o serviço público de saúde
A Universidade de Passo Fundo (UPF) é uma das instituições integrantes do Conselho Municipal de Saúde de Passo Fundo. Esse conselho promove, nos dias 05 e 06 de abril, sua IX Conferência Municipal, em que serão discutidas e votadas propostas de políticas públicas de saúde. Em preparação a essa atividade, a UPF, por meio do Centro Universitário de Saúde Coletiva (Ceusc), junto com os programas PET-Saúde e Pró-Saúde, reuniu acadêmicos, professores e profissionais, entre outros interessados, em uma pré-conferência, em que todos puderam contribuir na elaboração de propostas. A atividade ocorreu no Auditório Biomédico da Faculdade de Medicina (FM) no último dia 27 de março.
As discussões tiveram como tema o impacto da formação profissional na qualidade e atenção integral à saúde. A aproximação entre professores, acadêmicos e o serviço público de saúde também esteve entre os assuntos levantados. O secretário municipal de Saúde Luiz Artur Rosa Filho esteve entre os participantes, bem como a presidente do Conselho Municipal de Saúde Maria Salete Colussi, a coordenadora dos programas Pró e PET Saúde Carla Beatrice Gonçalves e a coordenadora do Ceusc Cristiane Barelli.
A UPF, como integrante do Conselho Municipal de Saúde, terá representantes com direito a voto e poderá apresentar cinco propostas, que serão submetidas à votação na plenária final da conferência. Os acadêmicos que quiserem participar com direito a voto precisam se inscrever até 02 de abril, na Secretaria Municipal de Saúde, como delegados, ou seja, como representantes oficialmente designados de entidades estabelecidas juridicamente, como o DCE ou diretórios acadêmicos. Para saber mais sobre o procedimento, o Ceusc está à disposição pelo e-mail ceusc@upf.br.
A conferência
A IX Conferência Municipal de Saúde começa em 05 de abril, a partir das 19h30min, no Auditório Biomédico da FM, com o painel “O SUS: É hora de te ouvir”, com o diretor do Departamento de Assistência Hospitalar da Secretaria Estadual da Saúde Marcos Antônio de Oliveira Lobato. As atividades seguem no dia 06, a partir das 8h, com a leitura e aprovação do regimento interno da IX Conferência. Às 9h começam os trabalhos em grupo, de acordo com eixos temáticos. Ás 14h ocorre a plenária final. A realização é da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde.
A conferência é aberta à comunidade e representa um exercício de controle social, ou seja, a participação da sociedade no acompanhamento das ações da gestão pública e na proposição de novas ações.