Grupo Planalto de comunicação

Venda de álcool líquido 70% deixa de ser permitida a partir desta terça-feira Setor supermercadista vai procurar sensibilizar deputados para tentar reverter a decisão em audiência pública

Imagem: Fidel Forato/Canaltech

Hoje, segunda-feira (29 de abril) é o último dia em que supermercados e farmácias poderão vender o álcool líquido 70%.  A partir de agora o produto apenas poderá ser comercializado em gel.

A medida segue determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A venda havia sido autorizada em função do consumo gerado pela pandemia de Covid-19 a partir de 2020.

O varejo, porém, desaprova o fim do álcool líquido. A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) questiona a posição da Anvisa e, com muita pressão, conseguiu uma audiência pública para discutir a questão na Câmara dos Deputados.

Segundo Marcio Milan, vice-presidente da Abras, foram convidados representantes de toda a cadeia produtiva para o debate do assunto que será realizado em breve em Brasília.

Segundo o representante da Abras, a proibição da comercialização do álcool líquido vai retirar do consumidor o acesso ao produto de melhor relação custo-benefício, que é comprovadamente eficaz nos cuidados com a saúde, na sanitização de ambientes e na proteção contra doenças, incluindo a Covid-19.

A Abras acrescenta que, desde a autorização da Anvisa em 2022 que permitiu o retorno das vendas do produto, mais de 64 milhões de unidades de álcool líquido 70% foram comercializadas pelos supermercados.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais