Grupo Planalto de comunicação

Vereadora Ada homenageia delegada penal Manuela Peliciolli e grupo das Mimosas As homenagens foram prestadas no Grande Expediente da sessão plenária de segunda-feira, 01

Foto: Câmara de Vereadores (Divulgação)

O espaço do Grande Expediente da Sessão Plenária dessa segunda-feira (01) foi ocupado pela vereadora Ada Munaretto (PL). Na Tribuna, prestou reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela delegada penal Manuela Anete de Lemos Peliciolli, responsável pela 4ª Delegacia Penitenciária Regional, e ao grupo de mulheres “Mimosas”, pelas ações solidárias em benefício da comunidade.

A delegada está à frente da 4ª Delegacia Penitenciária Regional desde abril de 2023, sendo responsável por supervisionar 13 unidades prisionais, compreendendo 401 servidores e 3.335 pessoas privadas de liberdade. Além disso, também atua como instrutora de Educação Física na Escola Penitenciária e instrutora Operacional do Grupo de Intervenção Rápida.

Ada enalteceu algumas das medidas implementadas pela delegada, como o investimento no Grupo de Intervenção Rápida (GIR), transformando-o em uma força de elite; a parceria estabelecida com uma rede de farmácias, viabilizando kits de primeiros socorros, para garantir a integridade física dos operadores em suas intervenções; os cuidados com a saúde dos detentos e o fomento à reintegração social desses. Também citou a realização de reformas nas instalações prisionais, apreensões e revistas. “Um marco importante foi a eliminação da lista de apenados em espera por tornozeleiras eletrônicas, demonstrando um compromisso firme com a eficiência e a justiça”, complementou a vereadora.

“Trazendo consigo uma determinação inabalável, sua gestão é marcada por mudanças significativas nos procedimentos operacionais e pela formação de uma equipe coesa, comprometida e empenhada em transformar a 4ª região penitenciária em uma referência, mesmo diante das adversidades”, considerou.

 

Mimosas

Num segundo momento do Grande Expediente, Ada Munaretto enalteceu o voluntariado e o impacto positivo do trabalho desempenhado pelo grupo das “Mimosas”.

Conforme citou, sua criação se deu quando participantes do Clube de Mães do Colégio IE passaram a se reunir com o intuito de ajudar projetos sociais de Passo Fundo. Ao retomar esse histórico, a vereadora Ada fez referência a várias integrantes, como a precursora, Elenive Schell.

Dentre as ações, anualmente, é promovido um baile solidário para arrecadar recursos em benefício de diferentes instituições. “A Festa das Mimosas busca, de uma forma divertida, apoiar entidades assistenciais da nossa cidade. Em 1980, aconteceu o primeiro evento, representando desde então a união das mulheres para ajudar a quem precisa”, resumiu, ao listar as dezenas de entidades que já receberam auxílio. “São 34 anos de atividades, fazendo a diferença na vida de muitos passo-fundenses”, finalizou Ada, que é uma das integrantes.

Neste ano, o baile beneficente ajudará a APAE e a Liga Feminina de Combate ao Câncer.  O evento está marcado para o dia 24 de maio, no Clube Comercial.

 

Elenive Pacheco Schell, a precursora das Mimosas em 1980

 

 

Rainha da Festa das Mimosas 2024, Márcia Zanella

 

 

Honra ao Mérito e Voto de Louvor

Além das menções realizadas pela vereadora na Tribuna nessa segunda-feira, a homenagem à delegada será concretizada com a entrega da Distinção de Honra ao Mérito, na próxima Sessão Plenária, quarta-feira (03).  Às Mimosas, por sua vez, a vereadora fez a entrega, já nessa segunda, de Voto de Louvor.

 

 

Fotos: Câmara de Vereadores (Divulgação)

 

Facebook
Twitter
WhatsApp