A tarde de quarta-feira (19) foi marcada pela primeira Sessão Plenária Ordinária do ano de 2025 na Câmara de Vereadores de Passo Fundo. Após a Sessão Especial de segunda-feira – onde cada parlamentar pôde se manifestar na tribuna com sua mensagem de saudação para o ano – o Legislativo municipal retornou às atividades com os espaços de análise e discussão de projetos na Pauta e na Ordem do Dia. A Sessão também é o momento das comunicações individuais de vereadores e das lideranças de governo e oposição.
Durante a Sessão Plenária, ocorreu a eleição da Procuradoria da Mulher. Foi eleita como procuradora-geral a vereadora Professora Regina Costa dos Santos (PDT) e como procuradora adjunta a vereadora Ada Munaretto (PL).
Em entrevista exclusiva ao Grupo Planalto de Comunicação, Regina expôs como foi a escolha do nome para essa função. “Nós fizemos uma reunião entre as quatro vereadoras, e juntos, entendemos que é bom que a cada ano uma esteja assumindo esse importante espaço que conseguimos conquistar”, afirmou.
A vereadora também falou a respeito do desafio que a função exige. “É um grande desafio considerando os problemas que temos relacionados à garantia de direitos e combate a violência à mulher”, salientou.
A Procuradoria da Mulher tem como objetivo proteger e garantir maior representatividade às mulheres, dando visibilidade e destaque junto à política, recebendo, examinando e encaminhando aos órgãos competentes denúncias de violência ou de discriminação.