Pelo segundo ano, o projeto Viveiro de Cidadania contará com um stand na Expodireto Cotrijal 2023, que acontece de 6 a 10 de março, em Não-Me-Toque. Ele ficará localizado à direita da entrada principal da feira. No local serão distribuídas mudas de Jacarandá, Ipê e Angico para os visitantes.
“Todos os dias estaremos com uma equipe de 18 colaboradores PcDs. Eles estarão no stand demonstrando os processos realizados para que uma semente se torne uma muda de árvore forte, pronta para contribuir com a paisagem e com a qualidade do ar do lugar onde será plantada. O visitante que conhecer o projeto e desejar ter uma muda de árvore nativa para plantar, poderá ganhar uma”, explica a coordenadora do Viveiro de Cidadania, Maria Carolina Rovani. Para embelezar o parque, foram encaminhadas ainda 4.046 mudas de flores, que foram plantadas junto aos canteiros e na Casa do Meio Ambiente.
O Viveiro de Cidadania é desenvolvido pela Cotrijal e a APAE de Passo Fundo. Foi inaugurado em junho de 2021 nas dependências da instituição e já contabiliza 40 mil mudas utilizadas na recuperação de áreas degradadas e de preservação e na arborização de áreas urbanas e rurais. Ao todo, 50 pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla trabalham no local. Além de gerar e promover o desenvolvimento pessoal e profissional, o projeto oportuniza a eles e suas famílias rotinas sociais, melhorando a sua autoestima.