Ao sensibilizar e conduzir o público à contemplação do nascimento do Deus Menino, a segunda apresentação da Cantata Natalina de 2024 convidou os passo-fundenses a se deixarem envolver pelos verdadeiros valores do Natal. A edição norteada pela sabedoria trouxe à tona a esperança e emocionou os presentes na noite de sábado (30), que se acomodaram diante da Escola Notre Dame Menino Jesus.
Com o palco sob a resplandecente arquitetura da instituição na Vila Rodrigues, o espetáculo artístico promoveu uma reflexão sobre o cuidado com a Criação, através de canções e coreografias intercaladas com uma dramatização tocante. As personificações da luz e da treva destacaram a missão humana de cuidar da obra de Deus e das condições de vida. A sabedoria, presente divinamente, foi abordada como um exemplo de temperança, revelando que, mesmo na mais profunda escuridão, as sementes carregam a força para germinar. O evento também fez referência à resiliência do povo gaúcho, que enfrentou a grave catástrofe climática entre os meses de abril e maio.
A Superiora da Província da Santa Cruz da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Irmã Dirce Slaviero, ressaltou que celebrar o Natal é um ato de sabedoria. “Ao comemorar com nossas famílias e amigos, ouvimos com empatia, agimos com candura e buscamos a bondade em nossas ações. Eis a verdadeira sabedoria: a que nos convida a ver além das diferenças, a abraçar a diversidade e a reconhecer a beleza da simplicidade”, afirmou.
A apresentação foi iluminada por 40 mil microlâmpadas que adornam a edificação, e os gestos cênicos, a vibração instrumental e as vozes aqueceram os corações dos espectadores com a representação da Família de Nazaré. Nos bastidores, o esforço para sensibilizar o público foi evidente. Rocheli Bini, que interpretou Maria, reverenciou a coragem da personagem em aceitar gestar o Salvador. “Eu me sinto extremamente privilegiada por interpretar esse papel, pois os valores do Natal são muito importantes para nossa família”, afirmou emocionada, destacando também o orgulho de ver sua filha mais velha, Isabela Bini Padilha, participar do espetáculo como integrante do coral infantil.
Mutirão da Esperança
A Cantata Natalina, além de promover uma reflexão sobre o Natal, incentiva a vivência dos valores da sabedoria por meio do Mutirão da Esperança. A iniciativa arrecada brinquedos novos, que serão entregues a crianças de Canoas, uma das cidades mais afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
As doações, embaladas para presente e identificadas, podem ser feitas nas recepções das escolas Notre Dame ou depositadas junto ao palco do espetáculo. Em 15 de dezembro, as doações serão entregues em um show solidário na região metropolitana de Porto Alegre.
Próximas apresentações:
- 04 de dezembro: Colégio Notre Dame Aparecida – Carazinho
- 07 de dezembro: Colégio Notre Dame – Passo Fundo