O CTG Coxilha de Ronda, em Santiago, já iniciou os preparativos para a Semana Farroupilha, um dos eventos mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Entre os destaques está a preparação de 1 tonelada de charque, que será utilizada no clássico arroz de carreteiro servido durante os oito dias de festa. A expectativa da entidade é comercializar cerca de 15 mil refeições ao longo do evento.
Além da produção da carne, toda a organização da celebração está em andamento, incluindo a contratação dos grupos musicais e a montagem da estrutura no galpão principal e no acampamento. O processo de preparo do charque envolve várias etapas, como a salga da carne, a secagem em varais e a separação das porções diárias — que ultrapassam 100 kg por noite. Tudo é feito seguindo métodos tradicionais, garantindo o sabor característico do prato típico gaúcho.
A Semana Farroupilha no CTG Coxilha de Ronda é considerada uma das mais tradicionais do estado, com programação que inclui um dos principais circuitos de bailes do período. As atividades começam no dia 12 de setembro, com fandango animado por João Luiz Corrêa, e encerram no dia 19 de setembro, com apresentação do grupo Renascença.