O anseio pela realização de um curso técnico inspirou a estudante Helen Zanco Neis a realizar o processo seletivo no Instituto Estadual Cecy Costa. À época na 2ª série do Ensino Médio, ela vislumbrou na formação técnica em eletrônica uma oportunidade
de crescimento profissional. Não contava, no entanto, que o aprofundamento teórico e as aulas práticas propiciadas pelo curso ampliariam, igualmente, suas perspectivas em relação ao futuro. “Gosto de dizer que, além da qualificação profissional, eu tive uma mudança mental pois nunca havia estudado nada relacionado com a área da eletrônica e
tecnologia”, conta.
Hoje, aos 19 anos, a estagiária de software quality engineering soma experiências que, além de incrementarem seu currículo, descortinam possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Entre elas, destacam-se a atuação na engenharia clínica do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). “Foi algo que, com certeza, me aperfeiçoou como profissional. Além disso, após a conclusão do curso, fui efetivada como Auxiliar Técnica e, depois de 6 meses, como Técnica em Eletrônica”, afirma. A chance de aproveitar tais oportunidades de crescimento se deu, na avaliação de Helen, pela excelência da grade curricular do curso técnico, abordando todos os conteúdos e tópicos necessários à área da eletrônica, bem como ofertando vivências práticas aos estudantes matriculados.
Tal percepção também é compartilhada pelo projetista Fernando dos Santos Rosa, de 31 anos. Para ele, a escolha pelo curso técnico surgiu a partir da necessidade de cobrir algumas lacunas em sua formação superior. “Fiz o curso técnico em 2020, pois me formei em Engenharia e sentia que me faltava conhecimento da parte elétrica, eletrônica e de automação”, revela. Com os novos saberes construídos, vieram também as oportunidades.
“Isso contribuiu para que eu pudesse ministrar aulas da disciplina de eletrônica básica em uma escola técnica em Não-Me-Toque, além do conhecimento para minhas funções como engenheiro mecânico de uma indústria do ramo agrícola”, finaliza.
O curso
Ofertado de forma gratuita, o Curso Técnico em Eletrônica tem duração de dois anos. Para realizar a inscrição, é necessário ter concluído a 1ª Série do Ensino Médio. Não há, contudo, restrição de idade para ingresso no curso. De acordo com a coordenadora do curso, professora Solange Ferrari, atualmente, há uma grande procura por profissionais nessa área de atuação. “Aqueles que se formam estão aptos a atuar como responsáveis técnicos em empresas, certificados pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), nas áreas de informática, hospitalar, telefonia, monitoramento, TV, som, automação industrial e residencial, além de realizar atividades como montagem, manutenção, programação e integração de sistemas robóticos”, detalha.
Além da rápida duração, outro atrativo do Curso Técnico em Eletrônica é a remuneração – com salários superiores aos do comércio, por exemplo. “Os profissionais formados estão inseridos em empresas multinacionais, nacionais e locais. Muitos também optam por seguir carreira como autônomos, empreendendo na área eletroeletrônica”, justifica a coordenadora.
Os interessados devem acessar o site da Secretaria Estadual de Educação e preencher o formulário de inscrição (link aqui) ou buscar a secretaria da escola até o dia 01º de dezembro. Para a inscrição é necessário ter o CPF e a carteira de identidade,
lembrando da importância do preenchimento correto das informações. A prova será nodia 14 de dezembro, às 14 horas, no Cecy Leite Costa. Os inscritos responderão questões de língua portuguesa, matemática e física. Nesse processo seletivo, serão
oferecidas vagas para os turnos da tarde e da noite. “Essa é uma grande oportunidade de se capacitar para buscar melhores oportunidades no mercado de trabalho e para expandir a visão para o campo tecnológico”, conclui o egresso do curso, Fernando dos Santos Rosa.
Serviço – Curso Técnico em Eletrônica
Inscrições: até 01/12.
Requisito: 1ª Série do Ensino Médio completa.
Custo: gratuito.
Prova: 14/12.
Horário: 14h
Local: Instituto Estadual Cecy Leite Costa
Mais informações: (54) 3335-2061 ou cecyleitecosta07cre@educar.rs.gov.br.
Resultado: 16/12, a partir das 10h, no mural da escola, na página oficial do Cecy Leite
Costa e no site.