Grupo Planalto de comunicação

Construção da nova Cadeia Pública de Passo Fundo deve iniciar em janeiro de 2025 Num investimento de mais R$ 125 milhões, a obra deve começar nos próximos dias

Fotos: Comunicação Digital/CMPF

Nesta sexta-feira (20), a Câmara de Vereadores, capitaneada pelo presidente Saul Spinelli, recebeu   o secretário estadual dos Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana.

Durante a reunião, com participação do grupo de entidades e órgãos públicos, que acompanham a pauta, Viana reforçou que as obras de construção da nova Cadeia Pública de Passo Fundo, devem iniciar em janeiro de 2025. “Deve estar saindo entre hoje e a próxima semana a ordem de início de serviço para que a empresa possa começar a obra da Cadeia Pública. É uma obra grande, mas nós esperamos que entre 14 a 18 meses esteja construída, com um sistema de construção moderno, a exemplo de outras casas prisionais. Saindo a ordem de início de serviço, a obra começa em seguida”, garantiu o secretário. 

Demanda de mais de 20 anos, o local que abrigará a nova estrutura está localizado às margens da BR-285, entre Passo Fundo e Carazinho e terá 18 mil metros quadrados. O novo espaço terá capacidade para 800 novas vagas, desafogando o sistema.  O investimento será de R$ 125.054.971,35, tendo como responsável pela obra a empresa Verdi Sistemas Construtivos Ltda, de Ivoti. O prazo de execução é de 420 dias corrido, após a assinatura da ordem de serviço. 

Sobre o Presídio Regional, interditado por superlotação, informou que a reforma já foi licitada e aguarda a assinatura de contrato, devendo iniciar também no próximo ano.  A reforma viabilizará mais 50 vagas naquele espaço. 

Saul destaca que a mobilização foi fundamental para a celeridade do processo. “Essa é uma boa notícia para Passo Fundo e região, já que o presídio é regional. Uma obra esperada há 23 anos, só a concessão do terreno foi renovada quatro vezes, e nós perdemos duas vezes as verbas federal. O secretário Luiz Henrique Viena foi ágil, foi competente, houve um compromisso muito grande do governo do estado e do ex-deputado Mateus Wesp e a Câmara de Vereadores assumiu essa pauta ao lado de vários órgãos públicos e entidades e cobramos celeridade no processo e a obra vai acontecer. A sociedade se reuniu, pautou essa prioridade e está aí, essa ótima notícia para o sistema penal”, concluiu. 

O promotor de Justiça Marcelo Pires, que acompanha o processo desde o início, afirmou que a obra é uma grande conquista para a comunidade, pois “não basta ter terreno, ter dinheiro, precisa do engajamento das instituições, do Executivo, da Câmara de Vereadores que acolheu a proposta do Ministério Público, do Judiciário, que realmente se importaram com essa obra que é  extremamente necessária para Passo Fundo e vai refletir diretamente na segurança pública de todos os municípios da regional”.

O assessor especial do gabinete do governador Eduardo Leite, Mateus Wesp, lembrou que “o valor investido na obra é um dos maiores aportes que o governo estadual já fez em Passo Fundo”. 

Facebook
Twitter
WhatsApp