Grupo Planalto de comunicação

Com a Operação Inverno, unidades de saúde de Passo Fundo funcionam em horário ampliado

Com a Operação Inverno, a Prefeitura ampliou o horário de três unidades de saúde a fim de desafogar as emergências dos hospitais, atendendo a população que precisa de serviços enquadrados na atenção básica. Os Cais Petrópolis e Boqueirão e o Ambulatório de Especialidades passaram a funcionar, entre segunda e sexta-feira, das 7h às 22h. Os Cais Petrópolis e Boqueirão também estão operando nos sábados e domingos, das 9h às 15h.
De 21 de junho, quando a Operação Inverno entrou em vigor, até o momento, as três unidades registraram mais de 600 atendimentos, somando os médicos e de enfermagem. A maior demanda está relacionada com as consultas clínicas, incluindo os quadros respiratórios. Além disso, os Cais Petrópolis e Boqueirão fizeram 50 atendimentos odontológicos neste período.
A coordenadora de Recuperação à Saúde, Caroline Gosch, salienta que a ação anunciada pela Prefeitura foi estudada pela Secretaria de Saúde em conjunto com o Hospital Municipal e foram definidas unidades em diferentes pontos da cidade para funcionarem até mais tarde. “Fizemos esse recorte para comportar o maior número de pessoas, buscando atender o paciente que pode e deve ser acolhido nas unidades de saúde e que, muitas vezes, acaba buscando o serviço de emergência, tendo um atendimento demorado nestes locais. Nas três unidades, são ofertadas consultas médicas por demanda espontânea e, nos Cais, ainda, assistência farmacêutica e vacinação de manhã à noite e nos fins de semana”, pontua.
De acordo com o diretor técnico do Hospital Municipal, Diego Teixeira de Farias, essa estratégia, aliada à procura dos serviços nas unidades pelas pessoas, possibilita que o setor da emergência da instituição hospitalar se concentre nos atendimentos de urgência. “Neste período, quando chega o inverno, notificamos o aumento de casos como infarto, AVC e a descompensação de doenças respiratórias, o que demanda equipe, estrutura e protocolo. Nos organizamos para prestar o melhor atendimento possível à comunidade e, por isso, orientamos que pacientes com sintomas como dor de cabeça, dor de ouvido ou síndrome gripal, classificados com a cor azul, se direcionem a uma das unidades de saúde para que consigamos focalizar o melhor atendimento aos pacientes graves”, reforça.
A Operação Inverno foi apresentada em junho pelo prefeito Pedro Almeida, que destacou o esforço do Município para adaptar os serviços aos cenários de saúde. Neste momento, as emergências dos hospitais estão no limite, o que torna fundamental que as unidades de saúde sejam ajustadas para absorver parte desta demanda. “A Saúde é um desafio constante e nós trabalhamos para melhorar a qualidade do atendimento prestado à população. Com essa mudança, queremos intensificar o atendimento primário com horário ampliado e levando informações para as pessoas. Precisamos da união de esforços, o que tivemos exemplarmente durante a pandemia, a fim de que possamos acolher quem precisa de atendimento”, disse.
Unidades com horário ampliado
Segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 22h
Cais Petrópolis, Cais Boqueirão e Ambulatório de Especialidades
Sábados e domingos, das 9h às 15h
Cais Petrópolis e Cais Boqueirão
Capacitação no Hospital Dia da Criança
Neste sábado (22), as equipes do Hospital Dia da Criança receberão um treinamento, tendo em vista a declaração de emergência em saúde pública no território do Rio Grande do Sul e o aumento da demanda por consultas e hospitalização das crianças em decorrência das doenças respiratória, a fim de preparar os profissionais e qualificar os atendimentos.
Assim, das 7h às 12h (semente no sábado), a unidade receberá somente casos graves, mantendo os serviços às crianças em observação. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, neste dia, em caso de necessidade, os pais se dirijam aos demais pronto atendimentos, nos hospitais de Clínicas e São Vicente de Paulo, ou nas unidades que atuam na Operação Inverno.
Facebook
Twitter
WhatsApp