Grupo Planalto de comunicação

Daniel Alves é absolvido pela Justiça da Espanha

Foto: Nacho Doce/ Reuters

A Justiça da Espanha absolveu Daniel Alves da condenação por estupro nesta sexta-feira (28). O Tribunal Superior da Catalunha, de forma unânime, decidiu anular a sentença que inicialmente o havia condenado a 4 anos e 6 meses de prisão. Alves, que foi preso em janeiro de 2023 e passou mais de um ano detido aguardando julgamento, pagou 1 milhão de euros por liberdade provisória.

Os juízes consideraram “imprecisões” e “déficits” na decisão anterior, concordando com a defesa de Alves sobre a falta de confiabilidade do depoimento da vítima durante o julgamento. A sentença desta sexta-feira destacou inconsistências e lacunas na narrativa apresentada, não respaldando convincentemente a acusação de estupro contra o ex-jogador.

Enquanto os advogados da vítima ainda não se pronunciaram, o tribunal enfatizou que a decisão não confirma a versão de Alves, que alegou ter tido uma relação sexual consensual. Em meio aos recursos da promotoria de Barcelona, que buscava aumentar a pena para 9 anos de prisão, e da acusação particular que solicitava 12 anos, os juízes optaram por absolver Alves e revogar todas as medidas cautelares anteriormente impostas.

Desde sua libertação em março do ano passado, quando sua defesa pagou a fiança estabelecida, Daniel Alves permanece em liberdade provisória, agora sem acusações pendentes na justiça espanhola.

Facebook
Twitter
WhatsApp