Grupo Planalto de comunicação

Defesa Civil de Passo Fundo faz alerta para grandes volumes de chuva a partir de hoje (17) Comandante regional da Defesa Civil, tenente-coronel Darci Bugs Júnior, faz novos alertas para os próximos dias.

Reprodução

 

Na tarde desta segunda-feira (17), a Defesa Civil de Passo Fundo participou de uma reunião remota com o governador do estado, Eduardo Leite, juntamente de outras secretarias estaduais para avaliar o cenário climático – nada favorável – para os próximos dias.

O repórter Cristian Queiroz conversou com o comandante regional, tenente-coronel Darci Bugs Júnior, para saber quais são os novos alertas da Defesa Civil.

“Infelizmente estamos aqui novamente para trazer uma notícia nada boa para a população gaúcha que já foi tão severamente atingida. A partir de hoje (17) até quinta-feira (20) nós temos previsões de chuvas intensas devido a uma frente fria estacionária no Rio Grande do Sul, que poderá acarretar hoje ainda 110 milímetros de chuva na região noroeste, norte e serra”, começou explicando.

Além disso, Bugs disse que existe ainda a previsão de fortes ventos com máximas de 65 a 70 quilômetros por hora. Já para esta terça-feira (18), a tendência é que a situação se agrave, podendo chegar a 120 milímetros de chuva em um período curto na região.

“Estávamos vindo de um longo período com deslizamentos, com uma série de tragédias e essa chuva só vem a piorar. Já estamos passando os alertas para locais como no Vale do Taquari, de cidades em que já estão providenciando a retirada das pessoas de forma preventiva, em razão da cota de inundação de determinados rios que já estrapolaram o limite da cota máxima”, alertou.

Ao ser questionado se a Defesa Civil teme que o estado possa enfrentar novos alagamentos, especialmente as cidades que já passaram por isso no mês de maio, o comandante afirmou que sim, essa é uma preocupação do órgão.

 “Permanece o vento e nós ainda temos a possibilidade de que a chuva se mantenha para o final do semana inteiro. Estamos analisando estes gráficos, que não estão bem estabelecidos ainda, mas pedimos às prefeituras, principalmente do noroeste, norte e região dos vales que fiquem atentos: acionem os seus planos de contingência, reúnam os seus secretários, os seus funcionários e sejam atentos, principalmente, na madrugada, que ajam de forma preventiva naqueles bairros onde já sabem que existe problemas de inundação”, relatou.

O comandante usou ainda como exemplo a cidade de São Luiz Gonzaga, que na madrugada desta segunda-feira (17), sofreu uma microexplosão, afetando mais de 12 mil pessoas direta e indiretamente.

“Essa é uma informação importante: quem está em áreas de risco, quem recebe notificação, quem for chamado pela Defesa Civil, pelas autoridades, para evacuar áreas de maior risco, que atendam esse pedido.

 

DOAÇÕES

Bugs disse que a Defesa Civil segue recebendo doações de alimentos, kits de higiene e limpeza, kits para bebês, colchões e cobertores.

“Nós só pedimos a população que não tragam mais aqui roupa e água, porque nós já estamos com a nossa capacidade extrapolada”, concluiu.

Facebook
Twitter
WhatsApp