As chuvas, que haviam causado estragos na Argentina e no Uruguai, chegaram ao Rio Grande do Sul. Estragos foram registrados, com registro de vendaval, em regiões como a Fronteira e Sul.
Em Passo Fundo, as chuvas começaram de forma intensa no final da madrugada desta quinta-feira, 21. A Defesa Civil Municipal informou a repentina mudança nos mapas meteorológicos, indicando um cenário de tempestades devastadoras no estado.
O cenário inclui chuvas que podem ser superiores aos 100mm³/dia, com raios, trovoadas e rajadas de vento superiores a 100Km\h entre às 4h e 12h, em áreas isoladas do Norte e Nordeste do estado. Não se descarta a ocorrência de granizo.
Foi feito um alerto à população para que feche bem as portas e janelas de suas casas, procure abrigo em construções sólidas, evite sair de casa em condições de mau tempo e não se aproxime de fios soltos na rua ou em casa.
Em Passo Fundo, o alerta prossegue pelo menos até às 12h desta quinta-feira. Tenente Coronel Bugs, comandante da Defesa Civil, confirmou na edição do Planalto Notícias, das 7h às 8h na Rádio Planalto News (92.1) que houve a queda de árvores sobre rodovias na região. Os registros ocorreram na RS-153, na localidade de Esquina Penz, em Ernestina. O mesmo foi relatado por condutores e ouvintes na ERS-324, entre Marau e Vila Maria.
Confira os estragos registrados em Passo Fundo até a manhã de quinta-feira:
- Queda de árvore na Av. Presidente Vargas- já retirada pela STSG
- Poste caído ao lado do Novo Estádio Delmar Sitone, bairro Nonoai – Comunicado à RGE.
- Galhos caídos no interior da Praça Cap Jovino, Vila Rodrigues
- Árvores caídas no Bairro Santa Marta – Bombeiros estão atendendo
- Árvore caída na EMEI Santa Luzia. Aulas suspensas. Secretaria Municipal de Educação está atendendo
- Árvore caída na Rua Gelson Ribeiro, bairro Primeiro Centenário
- Árvore caída na Rua da Pedreira, bairro São Luiz Gonzaga
- Árvore na rua Partenon, bairro São Luiz Gonzaga
- Quatro casas destelhadas no Bairro Zachia, Equipe da Defesa Civil está em atendimento com distribuição de lonas.
O município possui dois locais para abrigar as pessoas atingidas. Caso haja a necessidade de acionar a Defesa Civil, ligar para 3311-1195 ou 193, Bombeiros.