Erasmo Carlos Battistella, presidente da BSBIOS, aceitou o convite para integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, que foi recriado oficialmente na sexta-feira (24), por meio de decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado no Diário Oficial da União. Sua contribuição terá como foco a defesa do setor de Biodiesel como prioridade, destacando também o papel dos biocombustíveis para a transição energética. “Pretendo de forma institucional reforçar a importância do fortalecimento da indústria do Brasil”, disse Battistella.
Ele fundou em 2005 a BSBIOS, empresa líder brasileira na produção de biodiesel. Além de duas unidades produtivas no Brasil, uma no Paraguai e outra na Suíça, conduz o projeto de construção da biorrefinaria de biocombustíveis avançados no Paraguai.
Políticas Públicas
De acordo com o decreto, cabe ao conselho, entre outras atribuições, auxiliar o presidente na formulação de políticas públicas para o desenvolvimento econômico social sustentável, analisar propostas de políticas públicas e reformas, articulando a relação do governo com os setores da sociedade, e mobilizar agentes dos setores econômicos e a população a se engajarem em projetos.
Vão integrar o colegiado o presidente da República, que também presidirá o conselho, o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e “cidadãos brasileiros de ilibada conduta e reconhecida liderança e representatividade”. Não haverá remuneração para os integrantes do Conselho e a previsão é de que o colegiado seja reinstalado em abril, por ocasião dos 100 dias do terceiro mandato de Lula.
Fonte: Divulgação / BSBios.