Grupo Planalto de comunicação

Frio continuará intenso nos próximos dias Fim de semana será com chuvas e temperatura baixa em Passo Fundo e região

Foto: Grupo Planalto de Comunicação (arquivo)

O inverno chegou com força total ao Rio Grande do Sul, com marcas negativas, geada e também com as chuvas. Para o final de semana, se pode esperar bastante frio, o que irá persistir nos próximos dias em praticamente todas as regiões.

Uma frente fria atua nesta sexta-feira, dia 05, na Metade Norte, onde se localiza Passo Fundo. A chuva vai avançar pelo Sul do Brasil  no fim de semana, com precipitações que poderão chegar a 100 milímetros em algumas localidades. Isso poderá ser constatado em Santa Catarina e em áreas do Paraná.

De acordo com a Metsul Meteorologia, no Rio Grande do Sul, no Norte e no Nordeste gaúchos, especialmente entre a Serra gaúcha e o Litoral Norte, é prevista maior nebulosidade com chuva e garoa no sábado e  no domingo. Haverá tempo firme Oeste e no Sul, onde haverá temperatura negativa e formação de geada.

Para algumas áreas, a Defesa Civil recomenda cuidados e monitoramento, especialmente para os movimentos de massa, consoante demostrado nos mapas constantes do Aviso, com destaque para os Campos de Cima da Serra e Litoral Norte. Também recomenda-se atenção às regiões norte e serra, considerando possíveis impactos, ainda que isolados, em razão da previsão de índices pluviométricos para as regiões em menor escala. Os modelos não apontam para a possibilidade de inundações, tendo em vista a estabilidade e tendências de declínio das atuais cotas das bacias hidrográficas que receberão os volumes de chuvas, entretanto eventuais respostas rápidas de rios, córregos e arroios devem ser observadas enquanto medidas preventivas.

Passo Fundo terá bastante frio, com chuvas. No sábado (06), os termômetros irão marcar entre 6°C (mínima) e 8°C (máxima).  No domingo (07), as chuvas permanecem, com volumes de 35 a 60 mm/dia. As mínimas oscilam entre 0 e 4°C. As temperaturas à tarde ficam entre 6 e 11°C. Para segunda-feira (08), a previsão é de que a massa de ar polar continue a baixar as temperaturas no início da manhã, podendo atingir -1 e 4°C.

O coordenador de Proteção e Defesa Civil, Fernando Carlos Bicca, fez um apelo à população para que se mantenha atenta às atualizações dos boletins meteorológicos e aos alertas emitidos pelas autoridades. “Recomendamos que todos evitem áreas de risco e sigam as orientações da Defesa Civil. A colaboração da comunidade é essencial para minimizar os impactos das chuvas e garantir a segurança de todos”, aponta.

A próxima semana será também de muito frio em todo o território gaúcho.

 

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais