O Hospital de Olhos Lions PDG Dyógenes A. Martins Pinto celebra seu 27º aniversário nesta sexta-feira, 31 de maio. Data que marca mais de duas décadas de compromisso com a saúde ocular e a prevenção da cegueira na macrorregião de Passo Fundo.
A história do Hospital de Olhos Lions começou em 19 de maio de 1995, quando foi criado pela Associação Hospitalar Oftalmológica Universitária Lions. Esta entidade civil sem fins lucrativos, fundada pela Fundação Lions do Distrito L-22 (atual LD-7) e pela Fundação Universidade de Passo Fundo, teve como missão combater a cegueira por meio da prevenção e tratamento das doenças oculares. Em 2003, a entidade foi transformada em Fundação Hospitalar Oftalmológica Universitária Lions, ganhando autonomia administrativa e patrimonial completa.
A presidente da entidade, Janesca Maria Martins Pinto, relembra o início do sonho, ainda em 1994, durante a Convenção Internacional dos Governadores do Lions. Na oportunidade, foi lançada a campanha “A Visão em Primeiro Lugar”, que arrecadou mais de US$ 200 milhões para projetos de visão. Participando da convenção, Adelvino Parizzi, vice-presidente da instituição, e o fundador Dyógenes A. Martins Pinto voltaram com um grande sonho: a criação do Hospital de Olhos Lions em Passo Fundo.
O caminho entre o lançamento da ideia e a obtenção dos recursos foi marcado por diversas articulações e reuniões. Em 1995, com a pedra fundamental do Hospital de Olhos já lançada, Parizzi e Dyógenes participaram de uma reunião na Guatemala com o presidente do Lions Internacional da época. Outro fator importante foi que o vice-presidente Internacional da época, que viria a ser presidente, era um brasileiro, Augustin Soliva.
Um dos requisitos do Lions Internacional para a aprovação do projeto foi o envolvimento de uma instituição comunitária respeitável. A Universidade de Passo Fundo, com seu histórico de compromisso comunitário, foi a escolha natural. O Reitor Alcides Guareschi, também membro do Lions, acolheu a proposta e cedeu a área do hospital em comodato por 50 anos, possibilitando a concretização do projeto com um financiamento inicial de US$ 350 mil.
O terreno de 4.000 m², cedido pela Fundação Universidade de Passo Fundo, abrigou a construção que começou em 1995, financiada pelo Lions Internacional com apoio dos Clubes de Lions do Distrito LD-7. Dois anos de esforços incansáveis culminaram na inauguração do hospital em 31 de maio de 1997.
O hospital se tornou uma referência regional, atendendo quase 200 municípios do norte do Rio Grande do Sul, com uma população de aproximadamente 2 milhões de habitantes.