Grupo Planalto de comunicação

Hub Aliança terá hackathon com mais de 60 participantes em dois dias de imersão em soluções inovadoras Atividade promovida pelo Instituto Aliança Empresarial acontece na sexta-feira e no sábado (14 e 15), em Passo Fundo

Foto: Divulgação / Instituto Aliança Empresarial

O Hub Aliança será palco do “Hackathon by Aliança” na próxima sexta-feira e sábado (14 e 15), no auditório da casa da inovação do norte gaúcho, em Passo Fundo. O evento, aguardado desde abril, foi transferido em razão das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, período em que o Instituto Aliança Empresarial voltou suas atenções ao programa Novos Horizontes 360º, que conecta as famílias atingidas em oportunidades em Passo Fundo e região.

A iniciativa promovida pelo Instituto Aliança Empresarial conta com mais de 60 pessoas que participam de mais de 20 horas imersivas em conteúdos e atividades práticas com ferramentas de negócios que auxiliam na resolução de problemas e na construção da jornada empreendedora ao tirar ideias do papel em equipe.

As atividades do hackathon iniciam às 8h30min e seguem até às 18h. O formato de desafio visa estimular a criação de novos projetos, capacitar colaboradores e direcionar as empresas para um caminho responsável pelo desenvolvimento tecnológico do mercado. O grupo vencedor do hackathon irá receber um prêmio vinculado ao Instituto Aliança Empresarial. O hackathon é popular nos segmentos da indústria de tecnologia e também em campos como a saúde, educação e meio ambiente.

De acordo com o fundador e diretor de marketing e vendas da Insight Academy, Leonardo Mecca, que é um dos apoiadores do evento, o hackathon é uma oportunidade de promover a criação de soluções inovadoras, capacitar colaboradores e conectar empresas aos líderes do desenvolvimento tecnológico.

“É uma jornada de inovação aplicada em uma maratona imersiva, que vai desde a identificação e validação do problema, criação de uma solução, modelo de negócio e finalizando num protótipo chamado de produto mínimo viável (MVP) . No final, uma banca avalia os projetos e irá premiá-los”, pontua.

A diretora institucional do Instituto Aliança Empresarial, Márcia Capellari, declara que o hackathon deve promover a sinergia entre áreas e profissionais de diferentes segmentos por meio da colaboração. “É um evento de mão na massa, onde profissionais de diferentes áreas, se reúnem para colaborar de forma intensa no desenvolvimento de soluções inovadoras para resolução de problemas específicos. É um momento de suma importância para a região, fortalecendo a missão de desenvolvimento local e regional por meio da inovação que valoriza a vida”, enfatiza.

Márcia explica que o termo “hackathon” combina as palavras “hack” e “marathon”, fruto da natureza intensiva do evento quanto o seu foco em “hackear” ou criar soluções mais ágeis, rápidas, criativas e com maior eficiência financeira. “Pretendemos despertar habilidade em uma imersão que visa, estimular o desenvolvimento rápido de novas ideias e soluções, a resolução de Problemas, networking e engajamento”, completa a diretora institucional.

Últimas vagas

O Hackathon está com as últimas vagas abertas para inscrições. Os interessados devem se inscrever pelo site do Tri.RS Ingressos, buscando pela compra de ingressos para o Hackathon by Aliança. O evento possui parceria com SebraeX, Atitus Educação, Comunidade Vértice e o apoio da Insight Academy, Veplex Sistemas e Alpina Digital.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais