Grupo Planalto de comunicação

Ki_da_hort@: projeto da Prefeitura amplia a relação de crianças com a sustentabilidade

Uma iniciativa está contribuindo com a relação dos alunos da rede municipal e a sustentabilidade, tanto nas escolas de Ensino Fundamental quanto de Educação infantil. Com o projeto Ki_da_hort@, a Prefeitura fornece o suporte para que as instituições possam implementar uma horta didático-pedagógica e outras práticas que aproximam as crianças de questões como o cuidado com o meio ambiente e a alimentação saudável.

O coordenador do projeto, Juliano Cavalcanti, explica que o Ki_da_hort@ já foi implementado em mais de 10 escolas, que já realizavam iniciativas voltadas ao plantio. Aos poucos, ele vai sendo expandido. “Fizemos um levantamento para identificar as escolas que já tinham ou estavam planejando. Assim, demos condições para a continuidade. Cada comunidade tem a sua realidade e muitas crianças ainda não tiveram esse contato. É um incentivo para que os alunos criem hábitos saudáveis e levem isso para a família e para a vida”, afirmou.

O projeto-piloto fica na EMEF do Bairro Jaboticabal. Conforme a professora de Ciências e Pensamento Científico, as atividades são alinhadas aos componentes curriculares e buscam formar cidadãos participativos, críticos e criativos. “Os alunos participam efetivamente, desde a construção e a escolha do formato da horta às atividades utilizando as cultivares da horta. Queremos que eles atuem no desenvolvimento de soluções para o meio em que vivem e para os problemas identificados por eles”, afirma.

A professora menciona algumas ações que são realizadas com os alunos e a utilização das cultivares da horta. “Em função da dengue, por exemplo, estamos desenvolvendo um repelente com alecrim. Além disso, neste ano, uma das tarefas que será feita é a produção de sabão colorido, utilizando pigmento das cultivares da horta, e óleo de cozinha que cada um trará de casa. A ideia é debatermos o tema da sustentabilidade e consumo consciente”, enfatiza.

O Ki_da_hort@ é uma ação de Cidade Educadora, promovendo a cidadania, a sustentabilidade, a cultura e a inclusão. Os alunos aprendem, inovam, criam e partilham experiências, tendo em vista as características de seu território.

A iniciativa está chegando também na EMEI Santa Isabel. As crianças, que já cuidavam do Relógio da Natureza com temperos e chás, hoje têm acesso a uma horta vertical e ao sistema de compostagem. Em breve, a escola irá instalar uma cisterna para a captação da água da chuva.

Conforme a professora Angélica Biff Vasconcelos, os pequenos demonstram bastante entusiasmo e querem participar de todas as etapas do processo, como o plantio, a rega, a colheita e a compostagem. “Introduzimos o projeto com uma história da minhoca Milu. Aos poucos, vamos ensinando sobre o ciclo completo. É um laboratório biológico, em que as crianças aprendem e experimentam”, comentou.

Nesta terça-feira (25), no pátio da escola, os pequenos ouviram a história João e o Pé de Feijão. Depois, colocaram a mão na terra para começar o plantio da leguminosa. Em um círculo, cada um preparou a sua muda, usando as ferramentas disponíveis.

As crianças ainda regaram a horta vertical, verificaram os temperos e depositaram cascas de frutas que foram consumidas no dia na composteira. O Lorenzo, de cinco anos, narrou a atividade. “As minhocas vão comer as frutas e transformar em adubo pra gente colocar na horta”, contou.

Iniciativas que conversam

O Ki_da_hort@ conversa com outras iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura. Uma delas é o programa Cidade Limpa, apresentado neste mês e que conta com uma série de ações que envolvem a sociedade, o poder público, empresas e entidades na limpeza da cidade e preservação do meio ambiente.

De acordo com Juliano, o projeto conta com diversos parceiros sem fins lucrativos, como Emater, Sebrae, Sicredi, Embrapa, Universidade de Passo Fundo (UPF), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Fórum de Mobilidade Humana, Gesp, Agenda 21, Cetap e Ministério Público Estadual. São previstas ações em conjunto com outras secretarias como a de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Planejamento e Saúde.

FONTE E FOTO: ASSESSORIA DA PREFEITURA DE PASSO FUNDO

Facebook
Twitter
WhatsApp